Polícia de choque contra mestiços na conferência racial do AM

Dia 09/05, durante a II Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do AM, quando ia ser iniciada a discussão e aprovação de propostas, a polícia de choque fez uma fila separando o movimento negro do movimento mestiço.

Havia até um policial militar com uma tarja no braço onde estava escrito 'canil' (havia um carro do canil do lado de fora da reitoria da UEA, onde estava ocorrendo a conferência).

Havia "quilombolas" e outras pessoas dos movimentos negros, alguns deles conhecidos militantes do PT e do PCdoB, votando contra propostas que incluíam a palavra mestiço. Nas propostas que vieram da municipal de Manaus e que incluíam a palavra caboclo, votaram para a retirada da palavra.

No primeiro dia (07/05), o ministro-interino da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República, Eloi Ferreira, fez comentários sobre o caboclo que levaram a protestos de muitos dos presentes; o ministro retirou-se do auditório. No dia seguinte, cancelaram as credenciais dos delegados, o que reduziu a representação mestiça e aumentou a negra.

Aprovaram também uma moção contra o movimento mestiço e o FORAFRO (que são contra cotas raciais e a favor de sociais) e pela revogação da lei do Dia do Mestiço, a estadual do AM e a de Manaus.

Algumas pessoas não suportaram os constrangimentos e discriminações contra mestiços e se retiraram do evento, mas o movimento mestiço permaneceu até o fim, trabalhando contra esta política de divisão racial do país.

 

MESTIÇOFOBIA NO BRASIL

O QUE O GOVERNO LULA APÓIA NA ONU, MAS NÃO RESPEITA NO BRASIL

“Reconhecemos, em muitos países, a existência de uma população mestiça, de origens étnicas e raciais diversas, e sua valiosa contribuição para a promoção da tolerância e respeito nestas sociedades, e condenamos a discriminação de que são vítimas, especialmente porque a natureza sutil desta discriminação pode fazer com que seja negada a sua existência”, 

Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância (Declaração de Durban), África do Sul, 2001.

 

 

Página Inicial   Nosso Grupo de E-mail / Nuestro Grupo de E-mail / Our E-mail Group

Hemeroteca. As páginas de divulgação de artigos, materiais, vídeos e textos jornalísticos, já publicadas por outras instituições e o conteúdo e as opiniões neles expostos são de responsabilidade de seus autores ou publicadores, não necessariamente expressando no todo ou em parte opiniões ou posicionamentos do Nação Mestiça.

Textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Mestiçofobia - DENUNCIE A POLÍTICA DO GOVERNO LULA CONTTRA MESTIÇOS

Mestizofobia - DENUNCIE LA POLÍTICA DEL GOBIERNO LULA CONTRA MESTIZOS

Mestizophobia - DENOUNCE THE POLITICS OF THE LULA'S GOVEERNMENT AGAINST MULTIRACIALS

Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro

Todos os direitos reservados

RACISMO

O PL do Estatuto da Igualdade Racial oficializa o fim dos mulatos, caboclos e de todos os mestiços do Brasil

ESTE É O ESTATUTO DA

LIMPEZA ÉTNICA DOS MESTIÇOS

A miscigenação une a Nação

Contribua para que o Brasil não seja dividido em raças