Skip to content


Na ALEAM, palestrantes debaterão sobre o direito do mestiço à terra

Nova Imagem (18)Yvonne Maggie, Sonia Maria Freyre Pimentel, Jean-François Véran, Edward LuzJosé Eustáquio Diniz Alves, Marcelo Hermes LimaLeão Alves estão entre os palestrantes e debatedores que participarão do VI Seminário Sobre a Identidade Mestiça, que ocorrerá em Manaus, segunda-feira, dia 24 de junho, das 8 às 12 horas, no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

O seminário, que neste ano tem como tema a “Terra do Mestiço”, é uma realização do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça), da Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA) e do Fórum Nacional do Mestiço (FNM).

Será fornecido certificado para atividades acadêmicas complementares correspondentes a 4 (quatro) horas.

A ALEAM fica localizada na Av. Mário Ypiranga Monteiro (Antiga Recife), n° 3.950 – Parque 10 de Novembro.

Palestrantes e debatedores

Edward Luz – Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), doutorando do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC/UnB), ex-sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Autor do blog ‘Revelando #Segredos da Tribo‘.

Jean-François Véran – Professor adjunto de antropologia no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Antropologia Social/Etnologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (França).

José Eustáquio Diniz Alves – Professor Titular do Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE. Doutor em demografia.

Leão Alves – Secretário Geral do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça).

Marcelo Hermes Lima – Professor do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor do blog Ciência Brasil.

Sonia Maria Freyre Pimentel – Presidente da Fundação Gilberto Freyre (FGF).

Yvonne Maggie – Professora titular do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autora dos livros “Guerra de orixá”, editado pela Zahar e “Medo do feitiço”l. Coautora dos livros “Raça como retórica” e “Divisões perigosas”. Agraciada em 2008 com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil. Autora do blog ‘A vida como parece ser‘, do G1.

Para acessar a Ficha de Inscrição CLIQUE AQUI, envie para nacaomestica@nacaomestica.org e reserve sua vaga.

MESTIÇO

Posted in Português.


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Leão Alves says

    Prezado Sr. Ramón A. Gutiérrez,

    Agradecemos pela parabenização. Estaremos enviando material informativo sobre o movimento mestiço brasileiro. Consideramos muito importante conhecer movimentos e organizações mestiças em atuação em outros países.

  2. Ramón A Gutiérrez says

    AMIGOS.
    NOSSOS PARABEMS PELA INICIATIVA. El Movimiento Nación Camba de Liberación es un movimiento esencialemente Mestizo, defiende la sociedad mestiza y está en contra de los radicalismos racistas de los INDIANISTAS Y INDIGENISTAS actualmente en el poder.
    Si pueden enviarnos algunas de sus tesis fundamentales, quedaremos agradecidos.
    Endereço: secretaria@nacioncamba.net (Santa Cruz de la Sierra- Bolivia)



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam