Skip to content


Índios afirmam que territórios do país estão “contaminados” por mestiços

O congressista nicaraguense Brooklyn Rivera, presidente da Comissão de Assuntos Indígenas e Afrodescendentes da Assembleia Nacional, afirmou que 19 dos 21 territórios indígenas daquele país estão “contaminados” por “colonos” mestiços, segundo informa o site The Nicaragua Dispatch.

Ele afirma que as tensões entre indígenas e mestiços atingiram o ponto máximo após a morte do líder mayangna Charles Taylor, que foi morto em confronto com mestiços, no dia 24 de abril, na Reserva de Biosfera Bosawás. Taylor estaria comandando um grupo de 100 indígenas que pretendiam expulsar os mestiços à força.

Segundo Rivera e outras fontes mayangnas, os indígenas estariam armando-se com espingardas, machados e armas caseiras preparando-se para batalha.

“Este é um momento crítico”, diz Rivera. “Os colonizadores estão promovendo violência e os povos indígenas estão mobilizando grupos para defender sua terra. Poderão haver mais derramamentos de sangue e mais mortes”.

Rivera, cujo partido indígena YATAMA é aliado do partido Frente Sandinista, no poder, afirma que as instituições governamentais estão inertes, apesar do presidente Daniel Ortega ter criado, no mês passado, uma comissão especial para tratar do problema.

Em 2012, segundo o mesmo site, Reynaldo Francis, líder da etnia indígena miskita, afirmou que “a Costa do Caribe tornou-se contaminada por mestiços”.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça. É autorizada a reprodução e publicação de textos deste site desde que citada a fonte. Mestiçofobia é racismo / Mestizofobia es racismo. Divulgue este site.

Posted in Mestiçofobia | Desmestiçagem, Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam