Skip to content


Copa 2014: Brasil sem mestiço?

DSCF0243

Painéis da Copa do Mundo da FIFA 2014 que enfeitam os tapumes do canteiro de obras do estádio Arena da Amazônia, em Manaus (AM), não ilustram os mestiços brasileiros, o mais numeroso segmento étnico do país. Seguindo a política racial anti-mestiça do governo Dilma Rousseff (PT), nos painéis aparecem um indígena, um casal de brancos, um preto e uma amarela com roupa chinesa; o povo mestiço, que forma a maioria absoluta da população da Amazônia, não aparece nos painéis. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) tem feito campanhas contra o racismo no futebol e visitas às obras da Copa, mas a política racial do governo brasileiro parece não ter ainda chamado a atenção dos fiscais da organização.

DSCF0242

DSCF0252

Brazil without Mestizos? Panels of FIFA World Cup 2014 which adorn the fences of the construction site of the stadium Arena da Amazonia in City of Manaus (State of Amazonas), do not the illustrate Brazilian Mestizos, the most numerous ethnic segment of the country. Following the anti-Mestizo racial policy of the president Dilma Rousseff (PT), in the panels appear a indigenous, a white couple, a black and a Asian woman outfit with Chinese dress; the Mestizo people who form the majority of the population of the Amazon do not appear on the panels.

The Fédération Internationale de Football Association (FIFA) has campaigned against racism in football/soccer and visits the works for the Cup, but the racial policy of the Brazilian government against Mestizos seems not to have even drawn the attention of the inspectors of the organization.

Posted in Português.

Tagged with , , .


5 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Gabriel says

    Ué!!! O Brasil não é pluriétnico não?

  2. Leão says

    Cleton,
    Há diversos tipos de nação, algumas são pluriétnicas, como o Canadá e a Bélgica; outras são uniétnicas, como o Brasil e o México, nestes diversas etnias se mestiçaram e deram origem a uma mesma etnia e nacionalidade.

  3. Leão says

    Gabriel,
    Não é uma questão da genealogia das pessoas que aparecem no painel e sim o que elas estão representando. A imagem do painel é alegórica e nela não há representação dos mestiços. O rapaz com pintura e cocá não tem biotipo de indígena (no Amazonas encontramos milhares de mestiços com traços físicos com aparência mais indígena do que ele), mas de uma pessoa miscigenada; a imagem dele no painel, porém, não está representando ‘os mestiços’ e sim ‘os indígenas’.

  4. Cleton says

    Nação é uma grande família unida por laços de afinidade oriundos da unidade ética de seus membros, o q faz destes semelhantes, q se identifiquem uns com os outros.

    Brasil não é nação!

  5. Gabriel says

    Mas mestiço não se define pelo fenótipo. Qualquer uma dessas pessoas nas imagens pode ser mestiça.

    Até o Neguinho da Beija-Flor é mestiço apesar de não parecer. Lembram?



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam