Skip to content


Governo indígena defende expulsão de mestiços na Nicarágua

Um processo judicial contra dois mestiços, iniciado pelo Governo Indígena Mayangna Sauni As, foi celebrado por indígenas que estavam do lado de fora do Juizado de Bonanza, município localizado no nordeste da Nicarágua, enquanto mestiços mantinham um bloqueio na comunidade de Miranda, na via Rosita-Bonanza, a favor da liberação de ambos os detidos e a fim de que o governo libere as terras da região para que mestiços possam trabalhar nelas.

Víctor Manuel Taleno, considerado por autoridades do governo de esquerda do presidente Daniel Ortega como depredador da reserva de Bosawás, foi declarado, em fevereiro último, culpado de delito de “usurpação de domínio público” pelo juizado de Bonanza. Bosawás é uma reserva ambiental onde indígenas podem habitar, mas na qual é vedada a presença de mestiços. Além de Víctor Manuel Taleno, também foi processado José Lira Sánchez.

A acusadora e assesora legal do Governo Territorial Indígena pediu a pena máxima para ambos os acusados.

Durante o julgamento, Gustavo Sebastián Lino, Vice-presidente do Governo Territorial Mayangna Sauni As, disse que eles constantemente realizam patrulhas a fim de que não entrem “colonos” [mestiços].

Órdens de captura
O Governo Territorial Indígena Mayangna Sauni As anunciou que continuará processando os “invasores” do que consideram seu território e pediu órdens de captura contra seis pessoas.

Com informações de El Nuevo Diário, 08/02/2013.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça. É autorizada a reprodução e publicação de textos deste site desde que citada a fonte. Mestiçofobia é racismo / Mestizofobia es racismo. Divulgue este site.

Carta de Verwoerd, o “arquiteto do apartheid”, contra mestiçagem e a favor de “desintrusões”

Posted in Mestiçofobia | Desmestiçagem, Multiculturalismo, Português, Verwoerdismo | Indigenismo.

Tagged with , , , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam