Skip to content


Cinco feridos em enfrentamento entre indígenas e mestiços

NICARÁGUA – Cinco pessoas ficaram feridas na comunidade Ispayulilna, entre Rosita e Bonanza no Caribe Norte, logo que um grupo de indígenas mayangnas, que realizam um bloqueio nesta zona, e mestiços se enfrentaram à bala e a pedradas.

Os mestiços haviam pedido carona de um caminhão e tentavam passar pela comunidade até Rosita para instalar um bloqueio na comunidade de El Zopilote, segundo fontes oficiais em Bonanza, Região Autônoma Atlântico Norte.

O fato ocorreu às 9:30 da manhã de domingo (24). Em Ispayulilna, iniciou-se uma discussão entre mestiços e indígenas, que teriam trocado ofensas. A tensão foi subindo até que foram sacadas armas de fogo por ambos os lados deixando um saldo de cinco feridos.

Os feridos foram identificados como Busy J. T., de 18 anos, com uma ferida na perna direita, e J. C. J., de 16, com uma ferida na frente produto do impacto de uma pedra. Ambos foram trasladados em ambulância ao municipio de Rosita.

Por parte dos mestiços, houve três feridos, mas só foi identificado Evelio Toledo, da comunidade de Bolivia, apresentando ferimento por arma de fogo, mas seu estado de saúde é estável.

Os mestiços estariam se dirigindo até a comunidade El Zopilote, límite entre os municipios de Bonanza e Rosita, a fim de restabelecer seu bloqueio visando à liberação de duas pessoas, V. M. Taleno e J. S. Sánchez, condenadas a 4  e 3 anos de prisão por questões de terra.

Os indígenas demandam a saída dos colonos mestiços da terras que consideram suas.

A Nicarágua é atualmente governada pelo ex-guerrilheiro Daniel Ortega.

Com informações de Radio Uraccan, 11/02/2013.

Posted in Português.

Tagged with , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam