Skip to content


Índios paraguaios estariam sendo trazidos para ocupar terras no Brasil

Parana_Municip_Guaira.svg

Moradores do Paraná afirmam que índios paraguaios estariam sendo trazidos para ocupar terras brasileiras, segundo notícia do jornal ExpressoMT. Diversas áreas do Estado estão em disputa e guaranis estariam pedindo demarcação de nova reserva.

As áreas afetadas incluiriam as cidades de Guaíra e Terra Roxa, que ficam no noroeste do Paraná e fazem fronteira com o Paraguai. De acordo com moradores, seriam 16 ocupações em terras públicas e propriedades particulares. Segundo o jornal, o morador José Simeão diz que os índios ocuparam uma área de mata nas terras dele fazendo ameaças e destruindo plantações. “Nessa situação, você fica amedrontado de vir”.

De acordo com as prefeituras das duas cidades, as invasões começaram em 2006. Os guaranis dizem que voltaram para as terras que já pertenciam ao povo deles no passado, mas os moradores afirmam que nunca houve aldeias na região e acusam os caciques de trazerem índios paraguaios para ocupar terras brasileiras.

O Conselho de Caciques teria pedido à Fundação Nacional do Índio (Funai) a demarcação de um novo território indígena no oeste do Paraná. A área pretendida de cem mil hectares recebia os índios que ocupam as áreas invadidas. A proposta enfurecem autoridades e aumentou o clima de tensão na região.

O governo federal petista, através da Funai, encomendou um estudo para avaliar a viabilidade do pedido dos índios. Com informações de ExpressoMT.

Posted in Apartheid no Brasil, Multiculturalismo, Português, Verwoerdismo | Indigenismo.

Tagged with , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam