Skip to content


Saúde igual para todos: atendimento distinto para indígenas é suspenso em Manaus

Manaus não possui etnias indígenas autóctones; os indígenas originais que habitavam o atual território do município mestiçaram-se com portugueses e outros povos no processo que originou a etnia mestiça, que forma a maioria do povo de Manaus. Mestiços, porém, têm recebido um tratamento distinto do atendimento especial fornecido a indígenas no município.
O jornal A Crítica noticiou (25/01) noticiou que o atendimento específico para índios urbanos foi suspenso em Manaus. Segundo o jornal, a Ação de Atenção à Saúde da População Indígena foi criada em 2005, resultado de uma mobilização do movimento indígena em Manaus – época do mandato de Serafim Corrêa. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) teria incluído a ‘saúde indígena’ no Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais, um dos contemplados pelo Departamento de Atenção Primária.
Segundo o jornal, há preocupação de indígenas sobre recursos repassados à Secretaria pelo governo federal para a ‘saúde indígena’.

O jornal A Crítica (25/01) noticiou que o atendimento específico para índios urbanos foi suspenso em Manaus. Segundo o jornal, a Ação de Atenção à Saúde da População Indígena foi criada em 2005, resultado de uma mobilização do movimento indígena em Manaus – época do mandato do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), segundo o informativo, incluiu a ‘saúde indígena’ no Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais, um dos contemplados pelo Departamento de Atenção Primária.

Segundo o jornal, há preocupação de indígenas sobre recursos repassados à Secretaria pelo governo federal para a ‘saúde indígena’.

Manaus não possui etnias indígenas autóctones; os indígenas originais que habitavam o atual território do município mestiçaram-se com portugueses e outros povos no processo que originou a etnia mestiça brasileira. Mestiços não recebem atendimento de saúde especial.

Posted in Português.

Tagged with , , , .


9 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Gabriel says

    Eu só quero saber o motivo pelo qual existia a Ação e pq não existe mais. Só isso cara. Se você não sabe não responde.

  2. Paulo says

    Quem está dando voltas é você. Onde estão as provas?

  3. Gabriel says

    Oh Paulo, você está dando voltas e não respondeu minhas perguntas, pelo contrário, veio com outras perguntas.

    Eu não faço parte e nem simpatizo como nenhum partido político. O Ministro da Saúde ter admitido que há racismo no atendimento público de saúde, independente de qual seja o partido dele, não nada além da verdade. Então para você, a menos que te mostre provas, não existe discriminação racial no SUS?

    As minhas perguntas são essas: “Eu só perguntei o motivo pelo qual existia uma Ação de Atenção à Saúde da População Indígena. A matéria diz que os indígenas autóctones, ou seja, nativos da região, não existem mais.

    Essas etnias autóctones existiam na época da criação da Ação e agora, como não existem mais, a Ação não é mais necessária?

    Os indígenas urbanos sofrem algum tipo de discriminação em Manaus?”

    Responde ai Leão!!!

  4. Paulo says

    “Todo mundo sabe?” Onde estão os estudos, as provas?
    Ministro da Saúde como fonte? Você é petista?

  5. Gabriel says

    Paulo, todo mundo sabe que há discriminação racial no SUS. Até o Ministro da Saúde admitiu isso.

    Eu só perguntei o motivo pelo qual existia uma Ação de Atenção à Saúde da População Indígena. A matéria diz que os indígenas autóctones, ou seja, nativos da região, não existem mais.

    Essas etnias autóctones existiam na época da criação da Ação e agora, como não existem mais, a Ação não é mais necessária?

    Os indígenas urbanos sofrem algum tipo de discriminação em Manaus?

  6. Paulo says

    Discriminação racial racial nos atendimentos do sistema de saúde pública em Manaus? Como se comprova essa afirmação?

  7. Gabriel says

    Mas qual era o motivo para a existência de atendimento específico a indígenas no sistema de saúde?

    Todo mundo sabe que há discriminação racial nos atendimentos do sistema de saúde pública. Era esse o motivo para a existência de uma Ação de Atenção à Saúde da População Indígena? Se sim, foi solucionado o problema para que não exista mais essa ação? Se o motivo da existência desta ação não era discriminação qual era?

  8. Leão says

    A notícia está dizendo que existem indígenas em Manaus, mas não existem mais etnias indígenas autóctones, como os manaós, p. ex. Os descendentes dos manaós e outros indígenas originais que habitavam o atual território do município fazem parte hoje do povo mestiço de Manaus e de outras regiões do país.

  9. Gabriel says

    Não tem índio em Manaus?



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam