O site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) publicou notícia da página de sua liderança na Câmara dos Deputados que afirma que os deputados petistas Domingos Dutra (MA), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), e Padre Ton (RO), presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas, comemoraram a conclusão do estudo recomendado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) que declarou como território tradicional a denominada pelo site governista “terra indígena dos Guaranis Kaiowás”, situada na cidade de Iguatemi, em Mato Grosso do Sul. O território, segundo o site petista, abrange uma área de cerca de 40 mil hectares.
“Esse é um passo importante rumo à demarcação definitiva das terras dessa comunidade indígena. Esperamos que o governo e o Judiciário atuem com firmeza e concluam o processo demarcatório desse território”, afirmou o petista Domingos Dutra.
A criação e ampliação de declaradas “terras indígenas” significa a limpeza étnica da população nativa mestiça e de outros brasileiros não-indígenas que vivam nas mesmas, como a que vem sendo promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) em Suiá Missu, no nordeste do Estado de Mato Grosso, com a expulsão de crianças, mulheres, idosos e outras pessoas, em sua absoluta maioria de baixa renda.
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.