Skip to content


Governo indígena exclui mestiços do censo boliviano

O presidente Evo Morales, que é indígena aimará, disse quarta-feira que, se ele tivesse incluído a questão da auto-identificação “mestiço” no Censo da População e Habitação de 2012, “seria para dividir a Bolívia”. Afirmou que a palavra ‘mestiço’ não foi incluída em nenhuma das cédulas de censo realizados no passado no país, por isso, disse, seu governo não poderia errar.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, determinou que não fosse dado aos mestiços opção para assinalarem sua identidade no censo do país. Evo Morales, que é indígena da etnia aimará, afirmou na última quarta-feira (21) que se ele tivesse incluído a questão da auto-identificação ‘mestiço’ no Censo da População e Habitação de 2012, “seria para dividir a Bolívia”. Afirmou o presidente que a palavra ‘mestiço’ não foi incluída em nenhuma das cédulas de censo realizados no passado no país e por isso, disse, seu governo não poderia errar. O novo censo boliviano disponibilizou 40 opções de identificação para indígenas e afro-bolivianos e excluiu também brancos.

Críticos de Evo Morales afirmam que ele teme que o povo marcasse “mestiço” e não uma etnia indígena, colocando abaixo a política racial do governo masista.

“Eu não sou aimará. Eu não sou quéchua. Eu sou mestiço”, registra um grafite pintado nas paredes em torno de La Paz, a capital da Bolívia.

“O governo deseja passar a imagem de um país indígena e se mestiço mostrar-se a identidade da maioria todo o seu modelo indígena afunda”, disse Victor Hugo Cardenas, ex-vice-presidente e, como Evo Morales, índio aimará.

Nos jornais de língua inglesa e espanhola houve significativo registro da exclusão de mestiços do censo boliviano.

Com informações de Opinión e ABC.

Posted in Masismo, Mestiçofobia | Desmestiçagem, Multiculturalismo, Português.

Tagged with , , , , .


One Response

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. San says

    OS MESTIÇOS TÊM QUE ACORDAR!



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam