Representando o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro em uma reunião na Comunidade São Jorge, em Santarém (PA), no dia 13 de outubro, esteve o secretário geral Leão Alves a convite de mestiços do município interessados em conhecer a organização. Em sua palestra para lideranças de diversas comunidades locais, que enfrentam o risco de expulsão para a criação de mais um território exclusivo para indígenas no Pará, agora na região do Lago Grande, o secretário geral fez um breve histórico do Nação Mestiça e explicou sobre os direitos originários, territoriais e culturais da etnia mestiça.
Foi realizada uma segunda reunião dois dias depois, com a presença da senhora Necy Tapajós, do senhor José Maria e de outras destacadas lideranças, para ampliar o conhecimento sobre o movimento e visando à instalação de uma representação no município e futura criação de um Núcleo do Nação Mestiça em Santarém.
Teremos o maior prazer em avisar vocês. O Pará é um grande estado em todos os sentidos. O povo de Santarém é muito hospitaleiro e a identidade mestiça muito marcante, uma cultura bem cabocla.
Minha aposta no sucesso desse movimento está ganha. Uma conexão dessa natureza – Manaus – santarém – confirma a pertinência de levantar e discutir as teses, justas, relacionados ao povo pardo-mestiço, os caboclos brasileiros. Avisem-me quando o movimento for lançado oficialmente em Belém. Terei o prazer de estar presente.
Maria angélica e Ary txay