Skip to content


Vice-ministro da Bolívia afirma que mestiço não tem cultura nem religião

O vice-ministro de Descolonização, Félix Cárdenas, afirmou nesta terça que os que se consideram mestiços dentro da Bolívia não têm território

Félix Cárdenas afirmou  que os que se consideram mestiços dentro da Bolivia não têm território, cultura, religião nem idioma, porque que este tipo de pessoa não foi considerado no censo de população e moradia de 21 de novembre próximo.

O vice-ministro ironizou a pergunta dos periodistas a respeito do porquê não se incluiu o tema religião, mastigado da coca e o termo mestiço no formulário do censo. Disse que esses dados não servem para medir a quantidade de população, a menos que se busque saber “quantos católicos, quantos evangélicos, quantos sabatistas, quantos dominguistas, quantos sextistas”, há no país.

“O tema mestiço é um tema que compete aos mestiços, aqueles que se assumem mestiços deveriam sustentar porque deveria existir mestiços, (…). Se compararmos com os aimarás, há um território mestiço próprio? Há uma cultura mestiça própria? Há um idioma mestiço próprio? Há uma religião mestiça própria? Se há, discutamos”, manifestou-se Cárdenas.

Afirmou que a construção “colonial” do Estado pretendia ter três estamentos: o branco, o criollo e o mestiço, “àqueles que assumen este último nesta gradação racista que se pretendeu construir para eles”. Acrescentou que o censo tem um critério para elaborar políticas públicas sobre temas de pobreza e desenvovimento, pelo que outros temas não estão no conjunto de interesse do censo.

A exclusão do termo mestiço no formulário do Censo 2012 causou polêmica em esferas da oposição política e o oficialismo. O vice-presidente Álvaro García Linera igualmente à ministra Viviana Caro afirmaram, em separado, em 7 de agosto passado, que marcará a opção “não pertence” a nenhuma identidade indígena, no Censo de População e Moradia que se realizará em 21 de novembro de 2012, pois é boliviano nacido no país, que se constitui na casa grande da identidade boliviana.

A pergunta dirá: Como boliviano ou boliviana, pertence a alguma nação ou povo indígena originário camponês ou afro-boliviano? Poder-se-á marcar Sim ou Não. Sendo afirmativa a resposta deve-se escolher uma das 36 nações que há na Constituição. Parlamentares e autoridades de Santa Cruz e Beni pediram que fosse incluída a opção mestiço.

Traduzido de El Deber, 14/08/2012.

Nota do site: Féliz Cárdenas é indígena aimará.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça. Divulgue este site.

Posted in Português.

Tagged with , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam