A comemoração é no ritmo do forró: várias bandas regionais e locais prometem agitar as festas
MANAUS – Celebrar o orgulho do misturado. É com esta alegria que os mestiços do Amazonas comemoraram o Dia do Mestiço na última quarta-feira (27), no município de Autazes, no Amazonas. No Brasil, é a primeira vez que o dia é revertido em feriado, desde a criação da data pela Lei 3044/2006.
Em Manaus, a festa começou com o V Seminário sobre Identidade Mestiça, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O evento contou com a presença de antropólogos e sociólogos renomados, como a procuradora Roberta Kaufmann (do Distrito Federal), a professora Vera Rocha (da Bahia).
De acordo com a presidente do Movimento Nação Mestiça, Helda Castro, na capital amazonense a programação vai além do debate. De 29 de junho a 01 de julho, a Quadra Poliesportiva do Conjunto Canaranas é o palco do II Festival da Nação Mestiça. O evento terá atrações regionais, comidas típicas das festas juninas e danças. O valor da entrada é simbólico (R$ 1).
“Teremos torneios de futebol e de vôlei e a noite a comemoração é no ritmo do forró. Várias bandas regionais e locais prometem agitar os presentes. Tudo para comemorarmos o mês de junho, declarado o mês mestiço”, disse Helda.
O Movimento conta com 300 associados, tendo Manaus como sede e núcleos em Boa Vista (Roraima), Autazes (Amazonas) e no Estado da Paraíba.
Autor: Juçara Menezes – jornalismo@portalamazonia.com
De Portal Amazônia, 28/06/2012.
Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça. Divulgue este site.
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.