Skip to content


Na ALEAM: Movimento Mestiço debaterá demarcação de terras exclusivas para índios em Autazes

A Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) realizará na segunda-feira próxima (19), às 9 horas, no auditório João Bosco, Audiência Pública sobre a “Intenção de Criação de Novas Reservas Indígenas pela FUNAI, em Autazes“. A propositura foi do deputado Chico Preto.

A ameaça de demarcação de terras exclusivas para indígenas em Autazes e municípios vizinhos (Borba, Careiro, Careiro da Várzea e Manaquiri) tem causado apreensão na população local, em sua absoluta maioria formada por agricultores e outros trabalhadores rurais mestiços, que estão sob o risco de sofrer limpeza étnica. O  Movimento Nação Mestiça, o Fórum Nacional do Mestiço e a Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA) têm-se reunido com a população local e atuado na defesa dos direitos originários territoriais e culturais dos mestiços (que também são nativos) e contra a política petista do governo federal de promover apartheid étnico e racial.

Foram convidados também para a audiência a FAEA, FUNAI, MPF, INCRA, Câmara Municipal e Prefeitura de Autazes, AAM, Coopleite, Cooplam, OCB-AM, SEPROR e escritórios do IDAM, Prefeitos e Presidentes das Câmaras de Autazes, Borba, Manaquiri, Careiro Castanho e da Várzea e Maués, SEIND, COIAB, IPAAM, ITEAM, Superintendência da Polícia Federal, Organizações Indígenas (CIM, OPIM, OEIAM, APIMA, OMIM e SEMAI).

Posted in Português.

Tagged with , , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam