Skip to content


O que é limpeza étnica – Leão Alves

Algumas pessoas perguntaram sobre o porquê de haver a expressão ‘limpeza étnica’ na Nota do Nação Mestiça – parece que a expressão é “muito forte” e incômoda para alguns. A expressão é adequada ao caso. Deixamos abaixo definições de limpeza étnica. Estamos pesquisando definições de outras fontes, inclusive no Direito brasileiro (quem tiver material, agradecemos se nos enviar), e pretendemos acrescentar a este texto. Na legislação brasileira existe a palavra “desintrusão”, ou seja, “tirar o intruso”…

“Limpeza étnica é a tentativa de forçar a remoção de um grupo étnico ou religioso de uma área através da deportação ou remoção, aprisionamento ou genocídio. O objetivo da limpeza étnica é criar ou assegurar a pureza do grupo étnico dominante”, Sally J. Scholz, Villanova University, USA, em Encyclopedia of Global Justice.

“É a tentativa de criar áreas geográficas etnicamente homogêneas através da deportação ou remoção à força de pessoas pertencentes a determinados grupos étnicos”, Enciclopédia Britânica.

Traduções nossas.

“De acordo com a Comissão de Especialistas da ONU: ‘limpeza étnica’ significa um ato de ‘deixar uma área etnicamente homogênea por meio do uso da força ou da intimidação para remover pessoas de determinados grupos da área'”, A. Cohen, em Deviant Behavior, citado por Isiaka Alani Badmus em “Our Darfur, their Darfur”: Sudan’s politics of deviance and the rising “ethnic-cleansing” in an African emerging anarchy.

É surpreendente como influenciando a academia, a mídia e outros formadores de opinião, até ideologias macabras como as que levam ao apartheid e à limpeza étnica conseguem camuflar estas práticas como se fossem algo justificável e até moralmente necessário.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça.

Posted in Artigos, Leão Alves, Português.

Tagged with , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam