Skip to content


Presidente do Zimbábue quer confiscar terras de todos os brancos

O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, e seu partido, a União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), pretende confiscar as terras de todos os fazendeiros brancos que permanecem no país para entregá-las aos cidadãos negros, informou neste sábado o jornal estatal The Herald. O Zanu-PF anunciou a proposta em uma conferência do partido que termina neste sábado.

“O departamento de reforma agrária recomendou que as 198 fazendas restantes propriedade de brancos passem a fazer parte da lista de posses a serem reassentadas”, diz um relatório do partido. Esta proposta foi imediatamente repudiada pela União de Fazendeiros Comerciais (CFU, na sigla em inglês), liderada por proprietários de terra brancos. A entidade considerou a ideia um “absurdo”.

Em 2000, o governo de Mugabe iniciou uma controvertida reforma agrária que confiscou as terras de cerca de 4 mil fazendeiros brancos. “Estão dizendo que, se você é branco, não é bem-vindo? Porque, se é assim, deveriam dizê-lo claramente”, disse o presidente da CFU, Charles Taffs, em entrevista por telefone à Agência Efe. “É um complô direto da Zanu-PF para minar a recuperação do Zimbábue”. Taffs destacou que o país enfrenta um dos piores déficits de milho dos últimos 100 anos.

Desde 2009, após polêmicas eleições, Mugabe se viu forçado a governar junto a seu rival político, Morgan Tsvangirai, líder do Movimento para a Mudança Democrática, uma coalizão que promoveu certa estabilidade econômica ao Zimbábue após uma década de crise financeira.

De Terra.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça.

Posted in Português.

Tagged with , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam