Skip to content


Manifestações contra o PNDH 3

pndh3_racista

Está prevista para o dia 7 de fevereiro, às 15 horas, no MASP, em São Paulo (SP), a manifestação contra o decreto do presidente Lula da Silva que instituiu o Programa Nacional de Direitos Humanos, PNDH 3. Em Manaus (AM), o local será a Praça da Matriz, Centro, também às 15 horas.

O programa determina que mulatos e pardos (caboclos, cafuzos e outros mestiços) sejam classificados racialmente como negros. A medida busca trazer para o Brasil a One Drop Rule (lei da única gota). Esta política, criada nos EUA por grupos racistas brancos como a Ku Klux Klan, excluiu em 1930 os Mulattos e Blacks do censo (do qual faziam parte desde 1850) e impôs a estes a identidade Negro.

O PNDH 3 também propõe “estudar a possibilidade de introdução de recorte racial na concessão dos benefícios continuados de assistência social” e “desenvolver ações afirmativas para o acesso dos negros aos cursos profissionalizantes, à universidade e ás áreas de tecnologia de ponta”.

O PNDH 3 tem recebido críticas de movimentos sociais, militares, instituições cristãs, produtores rurais e defensores da liberdade de expressão e da democracia.

Movimentos sociais lançam nota contra o PNDH

PNDH: Uma manobra desonesta – Nilson Borges

Mestiços: Programa de Direitos Humanos é racista

Um basta coerente – Ernesto Caruso

O mulato no censo dos EUA

Posted in Português.

Tagged with .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam