Skip to content


Mozarildo Cavalcanti faz alerta sobre situação de ex-ocupantes da reserva Raposa Serra do Sol

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) fez um apelo à presidente Dilma Rousseff nesta segunda-feira (30) para que ajude os ex-ocupantes das terras localizadas na Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, localizada em Roraima, seu estado. O senador repercutiu em Plenário matéria desta semana da revista Veja, segundo a qual eles vivem hoje em situação de miséria.

De acordo com a reportagem, dois anos após a demarcação da reserva, as famílias de arrozeiros, pecuaristas e pequenos comerciantes, e também as famílias de indígenas estão vivendo em favelas e em situação de subemprego.

Mozarildo pediu que o governo federal pague indenizações adequadas às pessoas que viviam na região, que as coloque em outras áreas onde possam produzir e que dê assistência aos índios.

– Faço um apelo à presidenta Dilma, que herdou esta maldade para administrar, que ela corrija esses malfeitos. Não estou pedindo aqui que ela desfaça a demarcação, mas que ela faça justiça com essas pessoas – disse.

O senador lembrou que, à época da demarcação, duas comissões externas temporárias foram criadas, uma no Senado e outra na Câmara, para encontrar uma solução para a reserva. A sugestão das comissões parlamentares ao governo federal foi de um modelo de demarcação que respeitasse as diferentes etnias existentes na região, mas também a presença das cerca de 400 famílias que lá moravam e produziam, sendo responsáveis por cerca de 25% do PIB do estado.

– Infelizmente, apesar do trabalho das duas comissões externas, apesar das ações que tivemos no Supremo, o governo federal impôs uma demarcação contínua, excludente, tirando todo mundo, até índios que eram casados com mulheres não índias ou de etnias diferentes e vive-versa – denunciou o senador.

De BVNews, 31/05/2011.

Os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça.

Comissão discute consequências da demarcação de Raposa Serra do Sol

Posted in Português.

Tagged with , , , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam