Skip to content


Cunhado da dep. Joana Darc expulsa conselheira nacional de igualdade racial de reunião na SEJUSC

O cunhado da deputada estadual Joana Darc e atual secretário de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas, Emerson José Rodrigues de Lima, exigiu a saída da conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial e presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CEPIR/AM, Helda Castro, de reunião do mesmo com conselheiros estaduais de igualdade racial realizada nesta segunda-feira (19) no auditório da SEJUSC para tratar sobre a demora do envio pela SEJUSC do Regimento Interno do Conselho para publicação no Diário Oficial do Estado.

O secretário da SEJUSC exigiu a saída da conselheira nacional alegando que a reunião seria apenas com conselheiros e que a presidente Helda Castro, que representa o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro no CEPIR/AM, havia pedido afastamento para concorrer às eleições.

A deputada Joana Darc concorre a reeleição para deputada estadual, mesmo cargo disputado por Helda A Mestiça, nome de campanha da conselheira.

O secretário, porém, permitiu, mesmo sendo informado, a presença na reunião de uma ex-conselheira que havia renunciado ao cargo.

Outro tema tratado na reunião foi a convocação e realização pela presidente, em exercício, do Conselho e representante da SEJUSC no mesmo de reunião sem obedecer o Regimento do CEPIR/AM e na qual teria sido aprovada alteração de artigo do Regimento sugerida pela SEJUSC e anteriormente rejeitada pelo Conselho.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam