Skip to content


Deputado propõe incluir ‘mestiço’ na votação do Censo boliviano

O deputado José Ormachea, da Comunidad Ciudadana, promotor da inclusão da palavra “mestiço” nas cédulas do Censo 2022. ERBOL

Deputado do CC propõe incluir “mestiço” na votação do Censo para a “maioria dos bolivianos”

José Ormachea vê uma “motivação política” para negar o reconhecimento de que os bolivianos são, segundo ele, na “maioria mestiços”

José Ormachea, que representa o grupo Comunidade Cidadã (CC) na Câmara dos Deputados, propôs ao Instituto Nacional de Estatística (INE) incluir a categoria “mestiço” no boletim de voto do Censo da População e Habitação de 2022, na secção autoidentificação dos cidadãos, segundo o portal Erbol.

“No Censo 2012, não foi contemplada uma categoria de autoidentificação do que sabemos ser uma realidade nacional, muito possivelmente majoritária, que é a da miscigenação étnica cultural na Bolívia”, argumentou.

No Censo de 2012, a população foi questionada se pertence a alguma nação ou povo indígena originário ou afro-boliviano. Se a resposta fosse afirmativa, era necessário especificar qual, escolhendo de uma lista pré-determinada para o recenseador.

Segundo Ormachea, em 2012, 59% da população não se identificava com nenhuma das 36 nações indígenas camponesas originais estabelecidas na Constituição.

“Ou seja, a maioria da nossa população, perto de 60%, não tem atualmente o direito à auto-identificação pessoal”, disse.

Ele considerou que há uma motivação política para negar o reconhecimento de que os bolivianos são em sua maioria mestiços.

O oponente também propôs que a categoria “outros” fosse incluída na questão de autoidentificação, levando em conta que existem outros povos indígenas que não foram contemplados na Constituição, como os Qhara Qhara.

De Opinión Bolivia.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam