Skip to content


Carta aberta ao MAGAZINE LUIZA – MAGALU

Carta aberta ao MAGAZINE LUIZA – MAGALU

Prezados Senhores,

O MOVIMENTO PARDO-MESTIÇO BRASILEIRO – NAÇÃO MESTIÇA é a mais antiga associação de mestiços do país e que há quase vinte anos trabalha contra discriminação racial e por direitos iguais para todos os brasileiros.

Uma das formas em que o racismo tem se manifestado no Brasil é através de leis que privilegiam autodeclarados “negros” em relação aos demais brasileiros.

Em troca de privilégios ou por risco de prejuízos, pardos são incentivados a se tornarem renegados de sua identidade mestiça, passando a se afirmar negros.

Classificar pardos como negros é uma prática racista que vai de instituições como a KU KLUX KLAN a diversos movimentos negristas.

É a ideia, que agora o MAGAZINE LUIZA manifesta, de que “ser de raça” seria superior a ser mestiço.

Até o momento este racismo legalizado estava restrito a instituições públicas e educacionais no Brasil.

Com o seu programa de trainee, porém, voltado exclusivamente para “negros”, o MAGAZINE LUIZA lança a discriminação racial para um novo âmbito no Brasil: o da empresa privada.

Iniciativas como esta do MAGAZINE LUIZA tem um aspecto pior do que os da KKK e do PARTIDO NAZISTA, p. ex., pois estes assumiam que eram racistas, que odiavam mistura racial, que pretendiam que pessoas acessassem empregos não por competência ou qualidades comuns a todos os humanos, mas antes por sua raça.

O MAGAZINE LUIZA tem a opção de reconhecer o erro e por fim a este programa racista e antimestiço, ter como alvo pessoas de baixa renda sem critério de raça ou etnia, e a opção de ter seu nome ao lado de empresas que até hoje são lembradas por sua colaboração com o ódio, a discriminação, a segregação, o racismo, além do repúdio da lei e, especialmente, dos consumidores.

Manaus (AM), 19 de setembro de 2020.

A Diretoria

MOVIMENTO PARDO-MESTIÇO BRASILEIRO – NAÇÃO MESTIÇA

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam