Skip to content


Inclusão de ‘Negro’ no censo dos EUA gera reação entre afro-americanos

O informativo Count  on 2 News noticiou a controvérsia envolvendo o termo Negro no censo dos EUA:

 “Ao preencher a seção sobre raça do formulário do Censo de 2010, você vai notar que a palavra ‘Negro’ é incluído ao lado de ‘Black’ [Preto] e ‘African American’.

“O Escritório do Censo diz que acrescentou a palavra para tornar o formulário mais inclusivo para todas as gerações, porque, eles dizem, algumas pessoas ainda se identificam com o termo.

“Nós falamos com várias pessoas em Unlimited Cuts e  Mount Pleasant, que disseram que não se sentem ofendidos pela palavra, mas acreditam que seja ultrapassada e deva ser removida.

“O Escritório do Censo diz que a palavra ‘Negro’ tem sido usado em formulários passados, e que os novos formulários foram aprovados pelo Congresso, há mais de um ano atrás”.

Segundo artigo de Mike Tolson, intitulado Sparks fly over use of ‘Negro’ by Census (Faíscas voam sobre o uso de “Negro” pelo Censo), no Texas o presidente do Houston Counts, um conselho que atua com o Escritório na realização do censo, reuniu-se na semana passada com uma irada coalisão de pessoas que se opõem à palavra, decidindo-se no final não apoiar o uso do termo “Negro” pelo Escritório e de realizar um encontro municipal sobre o assunto.

O resultado poderia ser nada mais do que uma declaração formal de protesto, possivelmente aprovada pelo governo da cidade de Houston, mas o ativista Quanell X, que se empenhou pelo encontro, espera mais.

“Nós estamos esperando que o Presidente Obama ouça os líderes do Congresso e retire a palavra ‘Negro‘ devido suas conotações ofensivas”, disse Quanell. “Eu concordo totalmente com aqueles que estão magoados e ofendidos pela palavra, porque eu estou magoado e ofendido também. Nós evoluímos para além da palavra ‘Negro’“.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam