A escolha do ator preto Idris Elba para interpretar o personagem Heimdall, uma divindade nórdica, no filme do super herói Thor, está causando polêmica nos EUA e Reino Unido. O filme dos Estúdios Marvel, dirigido por Kenneth Branagh, também está sendo alvo de boicote por parte de uma organização supremacista branca. Sobre a polêmica, comentou o ator ao The Guardian, “Peraí. Thor é um mito, certo? Ele tem um martelo que voa quando ele estala os seus dedos. Isso não tem problema, mas a cor da minha pele tem?”. O filme tem Chris Hemsworth, com aparência anglo-saxã, como o herói.
ENQUETE
O que você acha de ator/atriz interpretar personagem com aparência racial diferente da sua?
Sou afro descendente e minha mãe e negra. Existe uma hipocrisia no meio disso tudo. Thor é um mito sim, mas os mitos refletem a cultura de um povo da mesma maneira que os nossos mitos refletem a nossa também. Heimdall é citado nos textos poéticos da literatura nórdica como o mais branco de todos os deuses. É descabido selecionar um ator que não tem semelhança nenhuma com o personagem.
É como colocar um ator loiro de olhos azuis para interpretar Luther King ou o Nelson Mandela. Mas a falha é da direção do filme, aliás até hoje alguns americanos acreditam que a capital do Brasil é Buenos Aires.
Pow parceiro, cor PRETA?
Lê mais um pouquinho legal, e se informa sobre raças e cores.
PRETO é cor, NEGRO é raça.
Bem que você poderia me livrar desse esforço…