Skip to content


Índios são retirados de casas invadidas na zona norte de Manaus

indios_invasao_mao

Famílias que haviam invadido Conjunto Cidadão 12 tiveram que sair do local após negociação com a Polícia Militar.

Manaus – Famílias indígenas que invadiram 59 casas no Conjunto Cidadão 12, zona norte, foram retiradas das moradias por aproximadamente 40 policias militares, na manhã desta terça-feira.

Antes da invasão, os indígenas estavam acampados em um assentamento feito de lona e erguido no conjunto desde o dia 24 de novembro.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Dan Câmara, assumiu as negociações depois que representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), tentaram, sem sucesso, convencer os índios a saírem espontaneamente.

Durante a discussão com os indígenas, Dan Câmara disse que era impossível identificar os que realmente eram indígena  e pediu que eles apresentassem Registro Administrativo de Nascimento do Índio (Rani). Ele também disse que tinha  informações que o líder do grupo, o cacique Raimundo Mura, é  do Maranhão.

As declarações deixaram os indígenas revoltados. “Estamos sendo discriminados e humilhados. Existem índios em todo Brasil e todo mundo tem direito à moradia”, disse a indígena ‘Onça Preta’, 34.

Os índios estavam cobrando a doação de 14 casas prometidas pelo governo. O diretor-presidente da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Sidney de Paula, disse que as casas não foram entregues porque o processo ainda está em andamento.

Cleidimar Pedroso.

De D24am.

Os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça.

Posted in Português.

Tagged with .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam