QUASE DE VERDADE
De pensamento em pensamento, todos cheios de raiva, a figueira chegou a uma infeliz solução: ía fazer uma coisa que você não advinha.
Sabe o quê? Essa danada de figueira entrou em contato com uma nuvem preta que era bruxa. E pediu:
– Bruxa, bruxinha, faça com que os ovos sejam meus, mesmo que não cocorique como Ovídio! Quero vender esses ovos e ganhar muito dinheiro!
(…).
A bruxa má se chamava Oxélia.
_
A barulheira deixava a figueira meio surda. Bem que ela quis consultar a bruxa sobre o que deveria fazer. Mas Oxélia estava ocupada com outro serviço, serviço que era de maldade também.
A figueira estava meio endoidecida e implorou auxílio especial, como consulta de médico (só que médico é bom) e a feiticeira Oxélia, cada vez mais preta, concordou em dar resposta.
_
Mas a fome veio. E cadê o que comer? Pois bem. Ovídio e Odissea se lembraram de uma bruxa muito da boa chamada Oxalá – o ‘O’ do ovo, ‘xalá’ por vaidade.
(…).
Ovídio e Odissea ficaram contentes porque sabiam que Oxalá sempre cumpria o que prometia. Então pediram mais:
– Oxalazinha, vê se da um jeito para fazer com que a nuvem preta, a Oxelia, deixe de ser ruim!
Oxalá sorriu e disse:
– Pois bem: ela não vai mais ser perigosa e daqui a umas horas ela vai chover. E chover em cima da figueira.
(…).
Enquanto isso, Odissea disse a Ovídio:
– Já que estamos livres e felizes, vamos perdoar a figueira que está tão triste? Acho que ela se arrependeu. Vamos pedir a Oxalá que cuide dela?
– Falou e disse, respondeu Ovídio.
Olharam para o céu e viram Oxalá.
Ela estava linda no céu azul-claro: branca e dourada e brilhosa pelo Sol que batia nela.
De Quase de Verdade, São Paulo: Siciliano, 1993. O livro não possui numeração nas páginas e o itálico segue o original.
_
A HORA DA ESTRELA
O rapaz e ela se olharam por entre a chuva e se reconheceram como dois nordestinos, bichos da mesma espécie que se farejam. (p. 43)
Em A Hora da Estrela, Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 43.
Embaixatriz Clarice Lispector (1925-1977), escritora ucraniana naturalizada brasileira.
NOTA. Decidimos publicar esta antologia porque entendemos que o conhecimento das idéias e daqueles que as elaboram são mais úteis à sua contestação e à mobilização contra elas do que o seu desconhecimento que deixa as vítimas e alvos do racismo e da segregação desguarnecidas e expostas a inimigos discretos ou secretos. Elas também revelam as profundas raízes do racismo na sociedade e na história humana.
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.