Skip to content


Presidente das Filipinas oferece 500 dólares a quem matar um rebelde comunista

Presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte.

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ofereceu recompensas de quase 500 dólares, a quem matar um rebelde comunista do Novo Exército do Povo (NEP), informaram fontes oficiais. O NEP é responsável por no mínimo 1.508 ataques em 3 países e pelas mortes de pelo menos 2.109 pessoas.

“Se matar um (membro do) NEP hoje, pagarei 25 mil pesos (487 dólares ou 391 euros)”, disse Duterte, de acordo com a transcrição oficial de um discurso pronunciado em Cebu, no centro do país, na quarta-feira.

“Se consegue atirar e acertar num pássaro que está a voar acima si, como não pode acertar num NEP que tem uma cabeça maior?”, disse Duterte, arrancando o riso da audiência, e sem dar mais detalhes sobre a oferta.

O Novo Exército do Povo é uma guerrilha ativa que está nas listas de grupos terroristas das Filipinas, dos Estados Unidos e da União Europeia.

O presidente pronunciou-se em resposta ao líder do Partido Comunista das Filipinas, José María Sison, em exílio na Holanda, que disse na semana passada que o NEP é capaz de matar um soldado por dia.

Duterte argumentou que pagar 25 mil pesos a qualquer um que mate um terrorista seria mais barato para o Estado do que financiar uma guerra contra esta organização comunista, que tem uma grande presença nas áreas rurais do país, onde muitas vezes realiza extorsões e ataques.

A “guerra contra as drogas” empreendida pelo presidente filipino teria resultado 7.000 mortos, de acordo com algumas estimativas, causando críticas iradas de defensores da liberação das drogas e traficantes.

É a segunda vez em poucos dias que Duterte é objeto de controvérsia pelas suas declarações relacionadas com a NEP, já que, no domingo, pediu aos soldados que atirem nos órgãos genitais mulheres integrantes do grupo.

Com informações de SIC.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam