Skip to content


Manifestantes negros protestam contra miscigenação racial em São Paulo

Manifestantes afirmam que “Miscigenação também é genocídio, durante a Marcha da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, em São Paulo (SP)”. Imagem de vídeo institucional do PT.

A Marcha da Consciência Negra ocorrida em São Paulo (SP), no dia 20 de novembro, reuniu militantes de movimentos negros e outras personalidades de esquerda. Dentre palavras de ordem enfurecidas, bandeiras arrastadas e faixas coloridas, uma faixa amarela (cor do movimento mestiço) trazia uma mensagem agradaria qualquer racista branco: “Miscigenação também é genocídio”. O Ministério Público não se manifestou sobre o assunto.

A faixa foi destacada em vídeo institucional do PT, em apoio à manifestação. O PT defende a imposição da identidade negra a mestiços e a limpeza étnica de mestiços para a criação de bantustões indigenistas. Esta política também tem o apoio de outros partidos comunistas e fabianos e da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), entidade majoritariamente composta por brancos.

Durante os seus governos, Lula e Dilma promoveram políticas de criação e acirramento de conflitos raciais, étnicos e regionais no país.

Manifestantes da organização racista branca dos EUA, Ku Klux Klan (KKK), contrária a miscigenação racial, exibem faixa de protesto contra o “genocídio branco”.

Dizer que miscigenação é genocídio é uma das principais palavras de ordem de movimentos racistas brancos. A “acusação”, dentre outras, foi usada contra a abolição da escravidão nos EUA, pela propaganda nazista na Alemanha e pelos “arquitetos do Apartheid” sul-africano.

Proibição de casamentos interraciais

Genocídio é crime, ou seja, é proibido. Ao dizerem que miscigenação é genocídio, estão incitando à proibição da miscigenação, como ocorreu nos Estados Unidos, no regime de Apartheid da África do Sul e na Alemanha nazista.

A Lei de Proibição de Casamentos Mistos [“Prohibition of Mixed Marriages Act” (Act No. 55 of 1949)] foi uma lei do Parlamento sul-africano que proibia casamentos entre “europeus” (pessoas brancas) e “não-europeus” .

Índios, brancos portugueses e pretos promoveram a mestiçagem

Contrastando com os EUA, onde houve leis proibindo miscigenação racial, no Brasil casamentos entre índios e brancos foi promovido tanto por índios quanto por portugueses e pretos. O costume índio de promover casamentos de mulheres da tribo com pessoas de fora a fim de criar vínculos com estranhos recebeu a denominação de ‘cunhadismo’. Além das uniões espontâneas entre brancos portugueses a índias, o rei de Portugal, D. José I, incentivou oficialmente, em 1755, através do Diretório dos Índios, casamentos de portuguesas e portugueses com indígenas:

“Recomendo aos Diretores, que apliquem um incessante cuidado em facilitar, e promover pela sua parte os matrimônios entre os Brancos, e os Índios, para que por meio deste sagrado vínculo se acabe de extinguir totalmente aquela odiosíssima distinção, que as nações mais polidas do mundo abominaram sempre, como inimigo comum do seu verdadeiro, e fundamental estabelecimento.”

Os quilombos, muitas vezes localizados próximos à comunidades índias, também foram grandes centros de mestiçagem entre pretos e índias.

E o Ministério Público?

O Ministério Público brasileiro geralmente não investiga casos de discriminação contra mestiços, como costuma acontecer em casos de racismo contra pretos e índios. Não tem se manifestado em repetidos casos de racismo contra mestiços. Essa omissão e da mídia, que destaca o racismo real ou suposto contra pretos e índios, indica como o racismo contra os mestiços se institucionalizou.

Última atualização do texto: 28/11/2017, 01:08h.

Posted in Português.


38 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Jonh says

    A mistura de raças é um genocidio, pois pela ordem natural da vida, morrem os mais velhos e ficam os mais novos, logo , pelo menos 2 raças desaparecem para dar origem a uma nova.

    • Leão Alves says

      Não, pois mestiço não é uma raça. Mestiço é exatamente o que não tem raça, logo, a miscigenação não gera uma nova raça. No genocídio há a intenção de eliminar uma raça para preservar outra; na miscigenação espontânea pessoas voluntariamente e livremente decidem gerar filhos sem terem um objetivo racial; os filhos são mestiços por consequencia natural. Logo, miscigenação não é genocídio. Genocídio é, como fez o PT do Lula, classificar pardos como “negros” com o objetivo de eliminar a identidade racial e étnica mestiça brasileira.

  2. V for vendetta says

    Claro, os brancos são santos agora, vá estudar história rapa, pacífico só se for o oceano.

  3. Alexandre Sousa says

    Limpeza etnica pura e simples não é genocidio. Mistura racial tambem não é genocidio. Não sabem o significado da terminação cidio no final de homicidio. Cidio significa matar, homicidio é quando mata uma pessoa, genocidio é para iliminar uma determinada etnia. Arabes sudaneses mataram 200 mil negro no Darfur, um pateta da ONU disse que não houve genocidio. 1400 palestino morreram numa resposta de Israel aos ataques terroristas palestino, encheram a boca para dizer que Israel estava fazendo genocidio. A midia internacional só está interessada em acusar ocidentais e Israel. Quando são turcos, arabes e outros islamicos que aprontam, eles tratam de encobrir. Na Suecia ou Noruega, uma moça foi estuprada por um imigrante não sei da onde, a midia tratou de encobrir o caso dando informações enganosas de que foi um sueco ou noruegues que estuprou ela. São contra divulgar video de islamicos cometendo violencia, mas podem divulgar videos á vontade de brancos cometendo violencia difamando a maioria da população branca que é pacifica. As gangs islamicas na europa são chamadas pela midia de gangs asiaticas difamando os cidadães asiaticos que não tem nada com esses crimes.

  4. Anônimo says

    Chefao do street fighter = chefao do pt

  5. Jair says

    Então segregadores de raças, voltem para o seu país de origem. Voltem pra África. Lá sim é lugar pra quem gosta de dividir o negro com o branco. Não aqui no Brasil, onde somos todos miscigenados. Pq vc não falam dos judeus que foram dizimados em 6 milhões pelo monstro Hitler? Eu não vejo aqui ou em outro lugar, judeus propagando a limpeza da sua raça. Deixem quem quiser se unir, namorar, casar ter filhos, terem. Independente de sua cor, raça e cultura. Voltem para África, suas origens, já que vcs falam tanto em limpeza étnica.

  6. Wagner says

    Aonde tiver merda… tem o PT no meio!

  7. Ana says

    Negros e negras se relacionam com brancos e brancas. E agora, parte ,se posiciona contra a miscigenação? Sei não, viu! Se o negócio continuar do jeito que está talvez seja preciso é pular deste país.

    • Luciano says

      Prezada Ana! Não precisa pular desse pais não, e só mandar esses segregacionistas irem plantar batatas e tá tudo bem, disse uma vez aqui e digo de novo “Quero ver se alguns deles tem peito de botar o dedo na minha cara e determinar a cor da pele das mulheres que devo me relacionar”

  8. Luciano says

    Sou negro, brasileiro e livre, me relaciono com a mulher que eu quiser e vice versa, nenhum africanista vai botar o dedo na minha cara e me dizer qual a cor da mulher com quem devo me relacionar, to pagando pra ver qual vai ser o africanista que vai conseguir me intimidar.

  9. Antônio says

    Que absurdo! E teve dinheiro público patrocinando este show de racismo?

  10. Willian says

    Uai???? O difícil vai ser descobrir quem não é miscigenado no Brasil.

  11. rodrigo says

    Hitler tbm era contra a miscigenação e tbm tinha um discurso de preservação da raça. Parabéns, vcs estão no caminho serto!

  12. Renato says

    Cada um é cada um. Meu se um casal inter racial se une qual o problema, agora eu gostar de uma moça branca não posso? Vai catar coquinho, quem pensa em preservação da própria raça é muito racista. Sentimentos valem muito mais.

    • Samira Ferreira says

      Nesse ponto eles estão de parabéns! mistura de raça negra com branca é genocídio sim, pois o branco tem o gene muito recessivo que não prevalece na mistura, deixa a prole feia, sem identidade, além do trauma que a criança passa devido a perda da forma. Miscigenação vai contra a natureza, que criou e depurou as diferentes raças com suas características peculiares e teve trabalho pra isso, para depois o inconsciente ser humano ir lá e estragar.
      O bom senso e a razão valem muito mais que sentimento. Que mania que as pessoas tem de querer romantizar a mistura de raças, amor é mais que sentimento, é uma escolha.A mistura de raças, é uma construção social, que vem de poderes maiores que incentivam essa aberração. Aqui no Brasil, por causa disso, quando se vai fazer transplantes de órgãos, se tem dificuldades devido a essa miscigenação desenfreada.

      • x says

        A pessoa que recebe um órgão doado está condenada a tomar remédios para evitar a rejeição desse órgão pelo resto da vida, independente da raça. Um órgão doado será sempre considerado um corpo estranho, não é culpa da miscigenação.Sangue compatível aumenta as chances de sucesso, mas tomar os remédios para inibir a rejeição é regra, mesmo que um branco puro doe para outro branco puro ou um negro puro doe para um negro puro. A palavra genocídio é derivada do grego “genos” que significa “raça”, “tribo” ou “nação” e do termo de raíz latina “-cida” que significa “matar”. O termo foi criado por Raphael Lemkin, um judeu polaco, jurista e que foi conselheiro no Departamento de Guerra dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. A tentativa de extermínio total do povo judeu pelos nazistas (Holocausto) foi um motivo forte que levou Lemkin a lutar por leis que punissem a prática de genocídio. A palavra passou a ser usada após 1944. Se não há assassinato, não pode-se falar em genocídio. É apenas miscigenação.

      • Luciano says

        Prezada Samira ! Seu comentário me da vergonha alheia, mistura de raças é a maior prova que o ser humano evoluiu e sinceramente eu tenho um imenso orgulho quando vejo casais de raças diferentes com seus lindos bebês mestiços, tem mais é que misturar as raças mesmo, aceita que dói menos.

  13. Emerson Eduardo Rodrigues says

    Eu apoio o movimento negro nessa.

    • Larissa Santos says

      Por que, Emerson? Tô perguntado sem julgamentos ou pré-conceitos, quero entender mesmo.

  14. Antônio Carlos Garcia says

    Que maluquice. Não seria essa ideia igual à dos nazistas esse dA raça negra pura o que preconiza esse movimento da “consciência negra”?

  15. Denis says

    Eu acho que cada um tem que ter o direito de promover e preservar sua raça, seja preto ou seja branco. Aliás, os japoneses e judeus, por exemplo, fazem isso o tempo todo sem ninguém encher o saco deles.
    De qualquer forma, os pretos ainda estão em vantagem, por que há mais de 1 bilhão de pretos no mundo. Jà os brancos estão em extinção, literalmente.

    • Arthur says

      na Europa na asia ainda existem muitos brancos.

  16. Glauco says

    Isto é ótimo para aqueles pardos que ficam renegando o que são aprenderem o desprezo que estes movimentos de orgulho de raça têm por eles. Ótimo artigo. Vou divulgar.

  17. Facundo says

    Pro racial, incluindo mestiço….rsrs essa foi boa..kkk. O próprio movimento se contradiz. As pessoas são livres, estão demonizando o ato de uma pessoa fazer o que for que ela quiser. Qual o problema em escolher alguém baseado em seu amor e não a raça? Esse estímulo fqz alguém a ser o próprio preconceito em pessoa, o que as próprias ditas raças julgam abominável ? O mundo está acabando e não me espanta mais nada…

  18. Direitos says

    Negros têm direito de se preservarem, já não basta serem marginalizados, agora precisam abrir mão de sua identidade pq alguns mestiços se doem por pouco? A história já provou várias vezes que impérios/nações muito misturadas terminam em violência, com vários povos entre si brigando por seu espaço.
    A causa mestiça de vocês é um fracasso exatamente por isso, não existe identidade num país mestiço, todo mundo pode claramente ver isso no Brasil. Essa causa só serve para atrapalhar os negros brasileiros de reconquistarem sua independência.
    Por muito tempo os negros foram obrigados a viver um estilo de vida branco, muitos mestiços nasceram devido aos estupros e isso afetou muito a identidade negra.
    O movimento negro não está pregando racismo contra mestiços, se trata de resgatar a herança negra.
    Não há nada de errado em ser mestiço, mas também não há nada de errado em existir movimentos contra a miscigenação.

    • Glauco says

      Para resgatar “herança negra” precisa dizer que miscigenação é genocídio? Conta outra.

    • Larissa Santos says

      Entendi teu ponto sobre preservação de identidade. Tu acha que se fala do passado ou do futuro nessa faixa?

    • Luciana says

      Poderiam todos entao pegar os navios e voltarem pra Africa.
      La nao teriam problema algum com miscigenação, mimimi com reparaçao com o qie fizeram no passado..
      Ha teriam sim: pq NUNCA SE ESQUEÇAM “nehros escravizavam negros e traziam para o Brasil em navios podres e imundos e VENDIAM para os brancos.
      Bem capaz de chegarem na Africa e quererem cobrar isso do governo de la.

    • rodrigo says

      Continue assim amiguinho e vc já poderá carregar uma suástica

    • bruno says

      (Negros têm direito de se preservarem, já não basta serem marginalizados), então sugiro que faça isso logo, pois os mestiços já são a segunda maior raça da América e se continuar nesse ritmo, daqui a 40 anos a unica alternativa de vocês será voltar pra África, sem contar que há muito trabalho a se fazer com essa raça atrasada.
      (A causa mestiça de vocês é um fracasso exatamente por isso, não existe identidade num país mestiço, todo mundo pode claramente ver isso no Brasil. Essa causa só serve para atrapalhar os negros brasileiros de reconquistarem sua independência.), então fale pra esses negros que pongam em cima desses 45% de MESTIÇOS sendo que os negros são só 7%, pra conseguir uma maior massa de manobra que é isso que sua raça se limita hoje, que nos deixem em paz e não digam que somos negros, pois não somos e nem temos vontade de ser. Certo?

      • bruno says

        Lamento por ter usado, massa de manobra e raça atrasada no meu discurso acima, mas se der uma boa olhada na raça negra e na situação dela, não posso suavizar mais que isso.

    • Luciano says

      Qualquer movimento contra miscigenação é ridículo, pois nos dias atuais os relacionamentos interraciais são consensuais, esse lance do estupro contra mulheres negras e indígenas infelizmente aconteceu nos tempos do Brasil colônia, estamos em 2019, gostem ou não vai ter miscigenação sim.

  19. Rodolfo tanzine esteves Barbosa da Silva says

    Parabéns ao movimento negro que fez esta manifestação anti-miscigenação estão percebendo que o sistema querem destruí-los e os brancos através da mistura. Só digo para se prepararem pois agora o sistema vai perseguilos, pois já não estão mais a fazer o jogo deles. Gostaria de fazer um contato mais próximo com o grupo, pois eu dirijo um movimento pró racialismo chamado aliança nacional, nos apoiamos todas as manifestações culturais pró raça. Faço um convite a todos para juntos nesta luta construir um Brasil com preservação da diversidade, aliança nacional tem brancos negros e índios cablocos e mestiços mas somos totalmente pró preservação racial, deixo aqui nosso contato sh.
    Tel whatsapp: 21980356588

    • Glauco says

      Vejam só a quem interessa essa conversa contra miscigenação.

    • Samira Ferreira says

      Nem os animais fazem isso, não ficam se misturando com espécies diferentes, o ser humano que faz isso é pior que animal.

      • Wriquei says

        Samira Ferreira: Uma dúvida que alguns anos me questiono,sobre isso que você lhe falou sobre os animais. Na Africa há duas espécies de Rinoceronte, o Branco o Preto, ambos habitam juntos. Se o Branco só casa com Branco e o Preto casa com Preto?

      • Karina says

        Samira, por que você não estuda o básico de biologia para aprender que brancos e negros pertencem à mesma espécie?

      • Ademar says

        Samira, de novo. Diferentemente de outros animais, entre os seres humanos não existem raças. Todos os humanos são Homo sapiens sapiens e assim a hibridação ocorre sem problemas Ao contrário, é sempre benefica. Em genética denominamos isso como a Força do Híbrido. A não hibridação entre humanos pode ocorrer por questões culturais e não biológicas.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam