Skip to content


Os quatro Amazonas

O que há em comum entre Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela? Muita coisa, uma delas terem cada um batizado uma de suas divisões administrativas como o nome Amazonas.

O fato se deve ao rio Amazonas, o maior do mundo, que foi assim batizado pelo conquistador espanhol por Francisco de Orellana, o primeiro europeu a navegá-lo, em 1542. Consta que atribuiu este nome por causa de uma tribo feminina que teria avistado, recordando a lenda grega das Amazonas.

Estado do Amazonas

Com 1.559.159,148 km², o Estado do Amazonas é o maior dos 26 Estados do Brasil em extensão, 17% do território do país – maior que todos os 9 Estados da Região Nordeste somados. É uma das maiores divisões administrativas dos países do continente americano. É o único que faz fronteira com dois dos “xarás”. Fica totalmente localizado na Amazônia e é cortado pelo rio Amazonas, ao qual seu nome se refere. Sua capital é Manaus.

Estado Amazonas

Possui uma área de 177.617 km², quase 20% do território venezuelano. Sua capital é Puerto Ayacucho. Seu nome, dado em 1856 a uma Província, também faz referência ao rio Amazonas, apesar do rio não passar pelo Estado.

Departamento Amazonas

É um dos 32 Departamentos da Colômbia, o localizado mais ao Sul do país. Sua capital é Letícia, cidade que faz fronteira com o município de Tabatinga, no Estado do Amazonas brasileiro. É o maior Departamento da Colômbia em área territorial, 109.665 km². O gentílico dos nascidos no Departamento é amazonense. É cruzado por tributários do rio Amazonas, ao qual também deve seu nome.

Departamento de Amazonas

O rio Amazonas nasce no Peru, onde recebe o nome de Marañón, passando pelo Departamento, um dos 24 do país. Sua capital é Chachapoyas. Fundado em 1832, possui área de 39.249,13 km², sendo um dos Departamentos menos povoados do país.

Município de Porto Amazonas

Fica localizado no Estado do Paraná. O nome do município, fundado em 1947, faz referência ao Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, que requereu e obteve do Imperador D. Pedro II o privilégio de estabelecer uma companhia de navegação pelo Rio Iguaçu e seus tributários. Os nascidos em Porto Amazonas são chamados porto-amazonenses. Possui uma área de 186,575 km² e população de 4.755 habitantes (IBGE, 2014).

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam