Skip to content


Os meninos do Brasil: comunidade do Orkut faz campanha contra a miscigenação

orkut_antimiscigenacao

Comunidade do Orkut defende a união entre ‘brancos, negros, índios e asiáticos’ contra a miscigenação

Recentemente uma comunidade que ridicularizava caboclos foi retirada do Orkut após ser denunciada publicamente pelo movimento mestiço. Não é de hoje que o caboclo tem este tipo de problema e seja visto como um problema por alguns. O uso da própria palavra caboclo chegou a ser proibida no séc. XVIII. Estamos em uma época na qual ser negro e ser índio é mais valorizado do que ser caboclo, exceto nos discursos de alguns políticos daqui do Amazonas, inclusive alguns petistas, especialmente neste período eleitoral. Muitos discursos que se calam nas leis, como se deu na sanção do “Estatuto da Igualdade Racial” pelo presidente Lula, que os enegreceu oficialmente, com o silêncio quase completo da representação parlamentar da região Norte no Congresso Nacional – sem deixar de lembrar que há os que apóiam abertamente esta política.

Caboclos têm sofrido “desintrusões” para dar lugar a seus parentes nativos, os indígenas e, mais recentemente, também a neoquilombos. Há também um deputado federal, Ângelo Vanhoni (PT-PR), que está apresentando um projeto que pretende criar “territórios culturais” para descendentes de imigrantes alemães, italianos, poloneses, japoneses, baseados no princípio da “identidade racial”. Será que os caboclos voltarão a ter problemas no Contestado?

Não é de surpreender, assim, que nesta época de divisões raciais, “desintrusões” e de mestiçofobia oficial a defesa da endogamia esteja sentindo-se respaldada. Quem planta vento…

Leão Alves

Os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça.

Comunidade do Orkut é irônica e preconceituosa contra caboclos

PT vota contra estudo da caboclitude nas escolas municipais

Deputado quer criar territórios culturais brancos

Gilberto Freyre na Flip Parte 2, ou: O impasse de FHC – Martim Vasques da Cunha

ECR-3: a divisão dos brancos – Leão Alves 

Você é negro, mulato, índio ou caboclo? Cuidado! – Rodrigo Nunes Ricardo

PM impede marcha neonazista em SP

Arthur Virgilio defende mudança no Estatuto da Igualdade Racial

ENQUETE

Você concorda com o PL dos “territórios brancos”?

Posted in Português.

Tagged with , .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam