Skip to content


Secretaria Nacional da Igualdade Racial diz que cuida de negros, mas não de mestiços

O secretário nacional da Igualdade Racial e do Tucanafro, Juvenal Araújo Júnior, e o senador Aécio Neves (PSDB).

A Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) afirmou em carta ao Nação Mestiça que não tem qualquer atribuição direta para com o Povo Mestiço. O órgão possui políticas para negros, índios, ciganos, árabes, judeus e para LGBTs.

O secretário especial Juvenal Araújo Júnior, que dirige a SEPPIR, assina a carta, datada em 31 de agosto, na qual afirma que “não há qualquer atribuição direta da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial para com o Povo Mestiço”. A SEPPIR atualmente faz parte do Ministério dos Direitos Humanos.

O secretário, que é também presidente do Tucanafro Nacional e do Tucanafro de Minas Gerais, o órgão do movimento negro do PSDB, também negou na carta apoio ao projeto de lei que visa instituir o Dia Nacional do Povo Mestiço.

A carta da SEPPIR “responde” ao ofício entregue pelo Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro ao então ministro da Justiça, Osmar Serraglio, contendo diversas demandas para o Povo Mestiço.

Em 2012, a então ministra-chefe da SEPPIR, Luiza Bairros, no programa “Bom dia, Ministro”, afirmou que caboclos só seriam beneficiados pela secretaria se eles se declararem negros (vídeo).

Posted in Português.


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. x says

    país de maioria mestiça e os mestiços tem menos direitos que os vitimistas mores

  2. Jana says

    Que absurdo. AInda bem que esse povo se foi. Vamos torcer para esse novo governo olhar para nós.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam