Skip to content


O Livro do Mestiço

O Livro do Mestiço – Mestiço Brasileiro, Nosso Povo, Nossa Etnia é destinado aos associados do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça), mas contém informações importantes para toda a comunidade do Povo Mestiço Brasileiro.

O texto apresenta conceitos básicos sobre a identidade étnica do Povo Mestiço Brasileiro, sua origem e fundamental importância para a identidade nacional brasileira, sua situação legal, riscos, obstáculos e resistência, além de material útil para as atividades da associação e para a população Mestiça Brasileira em geral.

Inclusive por sua finalidade, é um texto em atualização constante. Para baixar a última versão (16/08/2018) clique aqui.

Posted in O Livro do Mestiço, Português, Povo Mestiço.


7 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Eduardo Callegario Joaquim Simas says

    Achei legal meus avós são cablocos e gostei de sabe um pouco mas sobre mim

  2. Reginaldo Silva says

    Sou negro e gostei muito dessa publicação. Gostaria se saber um pouco mais sobre esse retorno á África. Meus avós são de Cabo frio no Rio de Janeiro, Brasil. Porém nao sei se vieram no ultimo navio negreiro em 1850 aportado na praia do Peró.

  3. Paulo Roberto Varejão says

    Li e gostei bastante. A defesa de um Brasil pluriétnico e multinacional já deixou a ser uma bandeira da esquerda e, infelizmente, contaminou agrupamentos políticos conservadores e que se dizem nacionalistas. Nada mais equivocado. O verdadeiro nacionalismo brasileiro proclama a identidade mestiça de nossa Pátria. Esse livro merece ganhar uma difusão mais ampla, e reforço a sugestão de que nele conste a autoria e competentes referências bibliográficas.

  4. jorge freitas says

    sou neto de indios, da área baiana. foi bom ler algo sobre nosso povo e ancestrais. infelizmente nos ultimos 20 anos nossos representantes politicos a nivel de deputados e presidentes nada fizeram visto que leio o aumento de obesos e diabéticos nas aldeias etc. votei por 20 anos em lula e nada foi feito pelo mesmo, apenas nos colocaram num ‘apartheid aldeial indígena’ espero que este novo presidente possa continuar seu papel á frente e defesa da mata, flora e fauna da amazonia assim como demais reservas do Brasil. e que sejamos reconhecidos de direito e verdade. até o separatismo que os esquerdas deixaram ao longo desses anos nos prejudicaram, a todos, brancos, negros, indios, mestiços etc. essa cota racial separou os indivíduos, antes um só povo, agora cada um no ”seu quadrado” e lutando entre sí e entre todos.

  5. marcos says

    Muito bom já li e recomendo

  6. Carlos alberto pacheco dos santos says

    Parabéns pela obra. Acredito que na próxima versão poderia ser incluído um índice é uma referência bibliográfica .

    • Nação Mestiça says

      Obrigado por suas palavras e sugestão.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam