O Livro do Mestiço – Mestiço Brasileiro, Nosso Povo, Nossa Etnia é destinado aos associados do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça), mas contém informações importantes para toda a comunidade do Povo Mestiço Brasileiro.
O texto apresenta conceitos básicos sobre a identidade étnica do Povo Mestiço Brasileiro, sua origem e fundamental importância para a identidade nacional brasileira, sua situação legal, riscos, obstáculos e resistência, além de material útil para as atividades da associação e para a população Mestiça Brasileira em geral.
Inclusive por sua finalidade, é um texto em atualização constante. Para baixar a última versão (16/08/2018) clique aqui.
Achei legal meus avós são cablocos e gostei de sabe um pouco mas sobre mim
Sou negro e gostei muito dessa publicação. Gostaria se saber um pouco mais sobre esse retorno á África. Meus avós são de Cabo frio no Rio de Janeiro, Brasil. Porém nao sei se vieram no ultimo navio negreiro em 1850 aportado na praia do Peró.
Li e gostei bastante. A defesa de um Brasil pluriétnico e multinacional já deixou a ser uma bandeira da esquerda e, infelizmente, contaminou agrupamentos políticos conservadores e que se dizem nacionalistas. Nada mais equivocado. O verdadeiro nacionalismo brasileiro proclama a identidade mestiça de nossa Pátria. Esse livro merece ganhar uma difusão mais ampla, e reforço a sugestão de que nele conste a autoria e competentes referências bibliográficas.
sou neto de indios, da área baiana. foi bom ler algo sobre nosso povo e ancestrais. infelizmente nos ultimos 20 anos nossos representantes politicos a nivel de deputados e presidentes nada fizeram visto que leio o aumento de obesos e diabéticos nas aldeias etc. votei por 20 anos em lula e nada foi feito pelo mesmo, apenas nos colocaram num ‘apartheid aldeial indígena’ espero que este novo presidente possa continuar seu papel á frente e defesa da mata, flora e fauna da amazonia assim como demais reservas do Brasil. e que sejamos reconhecidos de direito e verdade. até o separatismo que os esquerdas deixaram ao longo desses anos nos prejudicaram, a todos, brancos, negros, indios, mestiços etc. essa cota racial separou os indivíduos, antes um só povo, agora cada um no ”seu quadrado” e lutando entre sí e entre todos.
Muito bom já li e recomendo
Parabéns pela obra. Acredito que na próxima versão poderia ser incluído um índice é uma referência bibliográfica .
Obrigado por suas palavras e sugestão.