Skip to content


BA: Buerarema institui o Dia do Mestiço

Buerarema01

Foi sancionada pelo prefeito Guima Barreto, nesta sexta (11), em Buerarema (BA), município localizado a 450 km ao Sul de Salvador,  a lei que institui o Dia do Mestiço. O autor do projeto de lei foi o vereador Gildazio Gonzaga atendendo demanda do Nação Mestiça representado no Estado por Abiel Silva, que é também presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema (ASPAIUB).

A sanção ocorreu numa audiência pública no Líder Social de Buerarema que contou com a participação de diversas autoridades, moradores e da mãe de  Juraci Santana, mestiço torturado e assassinado em uma região atingida por conflitos com violentos grupos indigenistas.

Buerarema, o único município da Bahia em que Dilma Rousseff foi derrotada na última eleição para presidente, tornou-se agora o primeiro município baiano a instituir o Dia do Mestiço (27 de junho). O Dia do Mestiço homenageia o povo mestiço e é data oficial nos Estados do Amazonas, Roraima e Paraíba e em diversos municípios do país.

Posted in Português.

Tagged with .