Skip to content


Mestiços são discriminados dentro da SEJUSC

MESTIÇOS DISCRIMINADOS NA SEJUSC
O Movimento Mestiço participou no dia 05/08/2015, na última quarta-feira pela manhã, de uma reunião na SEJUSC onde se debatia as propostas aprovadas na última conferência racial do AM. Uma senhora que se autodeclara índia, após ter sido sugerido que mestiços e caboclos fossem incluídos no texto onde eram citados negros e comunidades tradicionais, em um quadro de propostas, afirmou o que está registrado no áudio abaixo. O Nação Mestiça está notificando o fato ao Ministério Público.

O Movimento Nação Mestiça, a Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia e outras entidades participaram no dia 05/08/2015, na última quarta-feira pela manhã, de uma reunião na SEJUSC onde se debatia as propostas aprovadas na última conferência racial do Estado do Amazonas. Uma senhora que se autodeclara índia, após ter sido sugerido que mestiços e caboclos fossem incluídos no texto onde eram citados negros e comunidades tradicionais, em um quadro de propostas, afirmou que (registrado no áudio):

“Índio de vergonha na cara, o índio de vergonha na cara ele jamais será mestiço, porque mestiço não é raça. Mestiço não existe.”

O Nação Mestiça está notificando o fato ao Ministério Público.

A reunião foi realizada pela recentemente criada Gerência de Promoção da Igualdade Racial, da SEJUSC, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos e Humanos e Cidadania, do Governo do Estado do Amazonas, que é administrada pela secretária Graça Prola.

Posted in Mestiçofobia | Desmestiçagem, Português.