Skip to content


Carta aberta prega preconceitos contra mestiços

O site do MNDH – Movimento Nacional de Direitos Humanos publicou uma “Carta aberta sobre a reestruturação da Funai” do Movimento Desperta Índio. A carta repudia o Decreto 7.065 assinado pelo presidente Lula em 28/12/2009, e faz diversas outras críticas e comentários. Sobre mestiços, afirma a carta que

“Misturaram nossos genes, mas não mataram nosso espírito tribal e cósmico de ligação com a terra e com o Grande Tupã materiliazados nos códigos morais de irmandade, harmonia, equilíbrio, solidariedade e justiça!! Mestiço é quem se deixou vencer pelo Conquistador opressor com sua religião do dinheiro e do egoísmo, com sua cultura estrangeira, com sua fama de exploração e destruição ambiental, com seu autoritarismo, com sua ignorância e crueldade!! Temos que proclamar Independência e o fim do Colonialismo Interno Já!!” (destaque nossos).

Informa o blog do escritor Daniel Munduruku, que também publicou a carta, “Repassamos a Carta do Movimento Desperta Índio dos nossos irmãos indígenas e descendentes e ativistas de coletivos de luta popular indígena do Brasil e de ativistas indigenistas do coletivo Insurreição Étnica da Bahia”.

Não aparece a data da carta nas publicações na net. Para Helda de Sá, presidente do movimento Nação Mestiça, “Esta carta é discriminatória contra nós mestiços. Ela faz parte daquelas que pretendem destruir a identidade mestiça nacional, mas nós mestiços sabemos resistir a este tipo de ataque”.

O movimento mestiço é formado por caboclos, mulatos, cafuzos e outros mestiços.

 

Posted in Português.

Tagged with .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam