Skip to content


Entidades enviam carta aos senadores pela retirada de pauta do Estatuto Racial

CARTA ABERTA AOS SENADORES DA REPÚBLICA

Senhores(as) Senadores(as),

As entidades que subscrevem esta Carta conclamam a retirada de pauta da análise e votação do Projeto de Lei que visa instituir o chamado “Estatuto da Igualdade Racial” (PLS 213/03). Entendemos que as emendas realizadas no texto não eliminaram o caráter mestiçofóbico e divisionista do PL ao preservar a inclusão da população autodeclarada parda no contigente da população negra (art. 1o, parágrafo único, IV), o que implica, caso aprovado, na limpeza étnica oficial dos caboclos, mulatos, cafuzos e de outras expressões da identidade mestiça brasileira.

Tal aspecto viola a Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial e os documentos finais da Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlatas (Declaração de Durban), e de sua Conferência de Revisão, promovidas pela ONU em 2001 e 2009, dos quais o Brasil é signatário.

“Reconhecemos, em muitos países, a existência de uma população mestiça, de origens étnicas e raciais diversas, e sua valiosa contribuição para a promoção da tolerância e respeito nestas sociedades, e condenamos a discriminação de que são vítimas, especialmente porque a natureza sutil desta discriminação pode fazer com que seja negada a sua existência”, Declaração de Durban.

Subscrevem,

Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia – ACRA

Fórum Afro da Amazônia – FORAFRO

Fórum Mestiço de Políticas Públicas – FMPP

Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro – Nação Mestiça

Organização Brasileira de Afrodescendentes – OBÁ

Uníão da Juventude Mestiça – UJM

Posted in Português.

Tagged with .


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam