Skip to content


Parque Estadual Sumaúma tem programação especial nesta quarta-feira

sumauma

MANAUS – Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação promove no Parque Estadual Sumaúma (PAREST), uma série de atividades voltadas a importância da conservação da biodiversidade.

A programação, que começou  na última segunda-feira (31), segue até amanhã (02), inclui caminhadas nas trilhas, oficina de desenho e reciclagem, exposição de fotos, apresentação musical, entre outras ações. O Parque Sumaúma está localizado na Rua Bacuri, s/n, Cidade Nova I, zona Norte, em Manaus.

Como primeira ação, a equipe do Ceuc deu início a uma campanha de sensibilização junto aos moradores que residem no entorno do Parque Sumaúma. No período de 31 de maio a 1º de junho, durante toda a manhã, os agentes voluntários ambientais distribuíram folhetos e discutiram com a comunidade questões ambientais.

Amanhã, a partir das 8h às 17h, além das atividades educativas, o Parque contará com ações em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), que vai levar a biblioteca móvel. Na ocasião estará acontecendo a campanha de doações de livros para a biblioteca do PAREST Sumaúma, que começou em abril do ano passado. Segundo Vera Falcão, gestora do parque, a campanha acontece desde o ano de 2009. Desde então, já foram arrecadados cerca de 930 livros.

– Já contamos com a colaboração dos moradores do entorno e diversas instituições de ensino e pesquisa, que nos doaram livros sobre a biodiversidade, legislação, cultura, entre outros assuntos. Com a Semana do Meio Ambiente, esperamos elevar esse índice, declara a gestora.

Outra atividade será a caminhada nas trilhas, com alunos das redes municipais e estaduais de ensino, e ainda com o Grupo da Terceira Idade do Rouxinol, parceria com a Secretaria Municipal de Lazer e Desporto e Juventude (SEMDEJ), que terão a oportunidade de assistir a uma interpretação do cotidiano do caboclo da Amazônia no decorrer do passeio. Além disso, fotografias do parque e banners educativos ficarão expostos no centro de convivência do local, durante todo o evento. 

– O Parque Sumaúma vêm desenvolvendo atividades com a comunidade e os alunos das escolas de entorno, como palestras, oficinas de teatro e eventos de mobilização comunitária, que buscam levar informação e envolver o público na integridade e conservação do Parque, afirma o coordenador do CEUC, Domingos Macedo.

Oficina

A oficina de desenho, realizada também nesta quarta-feira, será destinada a crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. Na ocasião, a cantora Lucinha Cabral fará uma apresentação musical, e as crianças deverão desenvolver pinturas com a temática de conservação da biodiversidade.

No último dia do evento, serão divulgados os nomes das cinco trilhas do Parque Sumaúma. Os nomes foram propostos pelos alunos da SEDUC, em visitas realizadas na semana que antecede a Semana do Meio Ambiente.
Parque Estadual Sumaúma

Parque

O Parque Estadual Sumaúma foi instituído por meio do Decreto n. 23.721, 05 de setembro de 2003, com uma área de 51 hectares. É a primeira Unidade de Conservação Estadual localizada em Manaus (AM). O Parque conta com um Conselho Gestor formado desde 2007 composto por 20 membros, dentre ONGs, associações, sociedade civil, comunidades do entorno e instituições governamentais.

O Conselho tem por objetivo acompanhar a gestão da Unidade de Conservação propondo soluções para os problemas que possam surgir. E ainda, com o Plano de Gestão, documento técnico que apresenta as orientações para todas as ações de educação ambiental, uso público e pesquisas a serem desenvolvidas no Parque. (JK)

De Portal Amazônia.

Posted in Português.


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Administrador says

    Prezado,

    Há um tópico sobre o Estatuto do Nascituro onde a sua postagem seria mais adequada ao tema e possivelmente teria maior divulgação. Quanto à introdução de um link no blog para o site iremos avaliar.

    Felicidades.

  2. Site Aborto Não PT N says

    Olá! “Aborto Não PT Não” é um site “pró-vida” para divulgação da política “pró-aborto” do PT.

    ### Por favor nos ajude a divulgar. ###
    ### Para ajudar, você pode colocar um link no seu blog. ###

    http://www.AbortoNaoPtNao.com

    Obrigado!



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam