Skip to content


SEMED nega apoio ao Mês do Mestiço e do Caboclo

katia

Menos de um mês após Kátia Helena Schweickardt tomar posse como secretária municipal de Educação de Manaus, SEMED nega apoio à educação mestiça.

A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) informou que não apoiará com materiais, equipamentos ou transporte os eventos comemorativos do Mês do Mestiço e do Caboclo que vem sendo realizado desde 2007, com apoio da secretaria. O órgão, administrado pela secretária Kátia Helena Schweickardt desde 20 de março, é responsável por determinação da lei municipal nº1.151, de 15 de outubro de 2007, por promover evento comemorativo pelo Dia do Caboclo (24 de junho). O Dia do Mestiço (27 de junho) também é evento oficial do Município de Manaus.

A notificação foi feita por meio de ofício enviado pela secretaria ao Nação Mestiça, a associação do povo mestiço, sediada em Manaus, que realiza o evento.

A SEMED possui uma gerência para educação de índios, mas não possui uma política específica para a educação de mestiços, embora o povo mestiço seja a etnia predominante na capital do Estado do Amazonas. O movimento mestiço tem há muitos anos trabalhado pela correção deste problema no sistema de ensino.

O Seminário Sobre a Identidade Mestiça, que faz parte dos eventos comemorativos do Mês do Mestiço e do Caboclo, é realizado por iniciativa do movimento mestiço na tentativa de reduzir a lacuna, sendo o único momento onde professores e alunos da rede municipal recebem alguma formação voltada especificamente à etnia mestiça.

O Nação Mestiça irá requerer ao Ministério Público que a SEMED cumpra a legislação municipal e informe os motivos da recusa em apoiar o evento do povo mestiço.

Antes de assumir a direção da SEMED, nomeada pelo prefeito Artur Virgílio Neto, a secretária Kátia Helena Schweickardt administrava a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, período em que as associações de mestiços e caboclos foram excluídas do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente.

Posted in Português.