
O médico Jorge Yanai (DEM-MT), segundo suplente do ex-senador Jonas Pinheiros, foi empossado, nesta quinta-feira (6), na vaga do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que tirou licença de quatro meses para tratamento de saúde. Jorge Yanai é o primeiro brasileiro de origem japonesa a assumir uma cadeira no Senado Federal.
Em seu primeiro discurso logo após tomar posse, em sessão presidida pelo presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), Jorge Yanai fez um agradecimento a políticos do DEM de Mato Grosso e cumprimentou autoridades presentes em Plenário, entre as quais o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanoushi.
Jorge Yanai anunciou que dará prioridade, em sua atuação no Senado, aos setores de transportes, saúde, educação e segurança.
– O futuro de nosso país está no transporte. Basta olhar o nosso mapa para perceber a possibilidade imensa que o nosso país tem. Nós temos um país produtivo e produtor, mas nós precisamos de um transporte verdadeiramente eficiente, nós precisamos recuperar e melhorar as nossas rodovias – disse.
Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Eduardo Suplicy (PT-SP) deram as boas vindas a Jorge Yanai, parabenizando-o pelo pronunciamento.
De Agência Senado, 06/05/2010.
Prezada Dra. Joana Paula de Almeida,
Ficamos felizes em saber da posse de um descendente de japoneses no Senado Federal, o que tem um importantíssimo significado histórico. O e-mail do blog é nacaomestica@nacaomestica.org.
Cordialmente,
Leão Alves
Secretário-geral
🙂
Creio que eles chamariam de ‘mestiço’, pois este termo é usado rotineiramente entre nipo-brasileiros, inclusive para descendentes de japoneses e chineses, japoneses e coreanos, etc. Aqui no AM não são raros os casais formados por nisseis e caboclas (na faculdade tive uma colega que era filha de um casal assim), pois a imigração japonesa foi principalmente para a área rural e do interior do Estado, em especial para Parintins. Os casais formados por japoneses e caboclas são mais raros atualmente, pois a imigração japonesa para o AM é muito pequena hoje em dia. Há um vereador nissei na Câmara Municipal de Manaus, Massami Miki, que foi inclusive autor (junto com o ver. Gilmar Nascimento) do PL da lei que instituiu a Jornada da Consciência Caboca e a Feira Manauara da Cultura Caboca, atendendo solicitação do movimento mestiço.
bom dia.
solicito o e-mail do blog, para que possamos encaminhar as notícias do senador Jorge Yanai.
Obrigada
Leao
Os japas.BR já fizeram tanto pelo Brasil e merecem tudo de bom !
Quase casei uma vez com uma médica nissei! Eu sou cabolho. Se eu tivesse tido filho com a japa, ele seria o que ?
:o)))