Skip to content


Yanai assume como primeiro nissei na cadeira no Senado

senador_yanai02

O médico Jorge Yanai (DEM-MT), segundo suplente do ex-senador Jonas Pinheiros, foi empossado, nesta quinta-feira (6), na vaga do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), que tirou licença de quatro meses para tratamento de saúde. Jorge Yanai é o primeiro brasileiro de origem japonesa a assumir uma cadeira no Senado Federal.

Em seu primeiro discurso logo após tomar posse, em sessão presidida pelo presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), Jorge Yanai fez um agradecimento a políticos do DEM de Mato Grosso e cumprimentou autoridades presentes em Plenário, entre as quais o embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanoushi.

Jorge Yanai anunciou que dará prioridade, em sua atuação no Senado, aos setores de transportes, saúde, educação e segurança.

– O futuro de nosso país está no transporte. Basta olhar o nosso mapa para perceber a possibilidade imensa que o nosso país tem. Nós temos um país produtivo e produtor, mas nós precisamos de um transporte verdadeiramente eficiente, nós precisamos recuperar e melhorar as nossas rodovias – disse.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Serys Slhessarenko (PT-MT) e Eduardo Suplicy (PT-SP) deram as boas vindas a Jorge Yanai, parabenizando-o pelo pronunciamento.

De Agência Senado, 06/05/2010.

Posted in Português.

Tagged with , .


4 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Administrador says

    Prezada Dra. Joana Paula de Almeida,

    Ficamos felizes em saber da posse de um descendente de japoneses no Senado Federal, o que tem um importantíssimo significado histórico. O e-mail do blog é nacaomestica@nacaomestica.org.

    Cordialmente,

    Leão Alves
    Secretário-geral

  2. Leão says

    🙂
    Creio que eles chamariam de ‘mestiço’, pois este termo é usado rotineiramente entre nipo-brasileiros, inclusive para descendentes de japoneses e chineses, japoneses e coreanos, etc. Aqui no AM não são raros os casais formados por nisseis e caboclas (na faculdade tive uma colega que era filha de um casal assim), pois a imigração japonesa foi principalmente para a área rural e do interior do Estado, em especial para Parintins. Os casais formados por japoneses e caboclas são mais raros atualmente, pois a imigração japonesa para o AM é muito pequena hoje em dia. Há um vereador nissei na Câmara Municipal de Manaus, Massami Miki, que foi inclusive autor (junto com o ver. Gilmar Nascimento) do PL da lei que instituiu a Jornada da Consciência Caboca e a Feira Manauara da Cultura Caboca, atendendo solicitação do movimento mestiço.

  3. joana paula de almei says

    bom dia.
    solicito o e-mail do blog, para que possamos encaminhar as notícias do senador Jorge Yanai.
    Obrigada

  4. Marcelo Hermes says

    Leao

    Os japas.BR já fizeram tanto pelo Brasil e merecem tudo de bom !

    Quase casei uma vez com uma médica nissei! Eu sou cabolho. Se eu tivesse tido filho com a japa, ele seria o que ?

    :o)))



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam