Skip to content


A crítica que o governo gosta – Leão Alves

O artigo de Mauro Santayana, Mengele e a racialização do Brasil, é um exemplo da forma mais frequente com que a questão das cotas raciais é abordada pela mídia, especialmente a que apoia o governo petista.

O assunto é tratado como se a presidente Dilma Rousseff e seus parlamentares precisassem ser avisados sobre o risco de suas políticas raciais dividir o povo; como se não fosse exatamente este o objetivo do governo federal.

Não por acaso o artigo foi republicado em sites como Dilma na Rede.

O artigo repete um erro que aparece no site da Câmara dos Deputados e que também é reproduzido em diversos noticiários

Nova Imagem (29)

Ninguém se declara negro nos censos do IBGE, mas preto. O petismo, porém, conseguiu aprovar, por meio de manobras parlamentares que evitaram votação em plenário, a imposição da identidade negra a pardos no Estatuto da Igualdade Racial, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

Este erro passa para o leitor a  ideia de que o projeto respeite a identidade mestiça, expressa no termo ‘pardo’ do censo.

O texto da PEC 116/11, do deputado Luiz Alberto (PT-BA), porém, segue a raciologia petista (íntegra da proposta).

O projeto, se aprovado, será um grande avanço para a divisão política do povo. Para o governo, porém, é bom que isto pareça ser uma demanda da própria sociedade.

Leão Alves é secretário geral do Nação Mestiça.

Os vídeos e os textos postados assinados por seus autores e os noticiosos e de outros sites lincados são de inteira responsabilidade dos mesmos não representando no todo ou em parte posicionamentos do Nação Mestiça. É autorizada a reprodução e publicação de textos deste site desde que citada a fonte. Mestiçofobia é racismo / Mestizofobia es racismo. Divulgue este site.

Posted in Artigos, Leão Alves, Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam