A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, a petista Maria do Rosário, pediu nesta quarta-feira (16) que a Polícia Federal investigue o blog de humor “Joselito Müller – Jornalismo Destemido” que divulgou uma notícia fictícia na qual afirma que ela teria ficado “comovida” ao assistir ao vídeo de um assaltante sendo baleado por um policial.
O vídeo, que foi divulgado na imprensa e circulou nas redes sociais nesta semana, mostra o momento em que um assaltante, armado, aborda uma vítima para roubar uma moto. Um policial que passava pelo local atirou no assaltante, que foi levado para o hospital.
A reportagem fantasiosa diz que Maria do Rosário comentou o vídeo: “O pior não é nem o ato em si, a violência gratuita praticada pelo policial. O que é mais chocante é a reação das pessoas, habituadas à cultura da violência, acabam reproduzindo o discurso elitista, reacionário, neo-liberal e fascista de que bandido bom é bandido morto”, diz o texto, inventando uma fala da ministra que não ocorreu.
Além da investigação pela Polícia Federal, a ministra petista pedirá que a empresa que hospeda o blog, a WordPress, retire o conteúdo do ar. “Ao atribuir falsas declarações à ministra, o blog comete um ato criminoso e fere princípios éticos fundamentais”, informou a pasta do governo em nota pública.
Reescrito a partir de G1, 16/10/2013.
Maria do Rosário quer tirar do ar um site de humor para continuar a ser uma piada que se leva a sério – Reinaldo Azevedo
0 Responses
Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.