Skip to content


Será hipócrita o protesto mexicano contra a lei de imigração do Arizona? – Ben Swann

mexico_nbc

O presidente do México chama em todo lugar a lei de imigração do Arizona de uma violação dos direitos humanos; isto não soa hipócrita?

Será que o presidente Felipe Calderon não viu as próprias leis sobre imigração ilegal do país dele? 

A Constituição Mexicana diferencia de forma específica os direitos de cidadãos e não-cidadãos. No México é crime ser um imigrante ilegal. 

Se você é pego estando ilegalmente no país ou violando os termos de seu passaporte, como trabalhar sem permissão, você pode ser preso. 

A constituição afirma que você pode pegar uma pena de até dois anos de prisão e uma multa de trezentos a quinhentos pesos será imposta a um estrangeiro que entre no país ilegalmente (artigo 123). 

Estrangeiros que são deportados do México e tentem reentrar no país sem autorização podem ser presos por até 10 anos (artigo 118). 

Um mexicano que  case com uma pessoa estrangeira com o objetivo específico de ajudar a pessoa estrangeira a viver no país está sujeito a até cinco anos de prisão (artigo 127). 

Lembre-se que a principal questão com a lei do Arizona é que ela estabelece que as instituições estaduais cumpridoras da lei cumpram a lei de imigração. No México: 

A polícia federal, estadual e municipal podem cooperar com as autoridades federais de imigração se requeridas, isto é, para ajudar nas prisões de imigrantes ilegais (artigo 73). 

Um registro nacional da população mantêm o acompanhamento de cada indivíduo particular que faça parte da população e verifica cada identidade individual (artigo 85 e 86). Um catálogo de estrangeiros registra os turistas estrangeiros e os imigrantes (artigo 87), e registra cada indivíduo com uma número de acompanhamento (artigo 91).

Texto original em inglês em NewsChannel.

Artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam no todo ou em parte opiniões ou posicionamentos do Nação Mestiça.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Comments Protected by WP-SpamShield Anti-Spam