Skip to content


Mestiços manifestam-se contra limpeza étnica em Autazes

GEDC0751

GEDC0808

Mais de duzentas de cinquenta pessoas vindas de diversas comunidades de Autazes e algumas de municípios vizinhos ocuparam hoje (29) por volta das 11 horas, a praça da Comunidade Novo Céu, no município de Autazes (AM), na mobilização popular organizada pelo Movimento Nação Mestiça e seu Núcleo local. Lotando a área coberta da praça, o evento teve a participação de comunitários, associados, autoridades e de estudiosos convidados. Embora também convidada, a FUNAI  – Fundação Nacional do Índio não compareceu. Entre os assuntos abordados, destacou-se o problema da ameaça de limpeza étnica da população mestiça, caso haja ampliação de áreas indígenas já demarcadas e a criação de novas áreas, e as medidas administrativas e judiciais necessárias para proteger a comunidade. Houve a coleta de relatos de mestiços sobre a atuação da FUNAI nos processos de criação de áreas exclusivas para indígenas e mostrou-se importante acompanhar os ritos legais que este órgão deve cumprir, como também atuar no sentido de impedir que a comunidade mestiça sofra qualquer ato de abuso de autoridade ou outros constrangimentos. Foi destacada a importância dos mestiços defenderem-se das políticas de limpeza étnica do governo federal, administrado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e a obrigação deste de respeitar tratados internacionais contra esta prática.

Posted in Família Mestiça, Português.

Tagged with , , , , .


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Leão says

    Grato, Ary.

    Esta situação em Autazes tem deixado a população local muito apreensiva. Grupos organizados têm tentado tornar os mestiços um nada étnico e político, um segmento sem história e identidade, a fim de que não haja reação aos projetos destes grupos. Alguns nos declararam que ver no NM a “luz no fim do túnel”. Há muitos lugares no Brasil com situação assemelhada e desejamos que o NM e sua mensagem chegue a eles e seja útil.

    Abraços.

  2. Ary Txay says

    Gostaria de estar em Manaus acompanhando essa mobilização que o MNM faz com tanta competência e oportunidade. Esse é o melhor caminho: uma frente de luta com bandeiras reais.

    Avante mestiçada cabana!



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield