Skip to content


Mestiços de Autazes organizam-se e instalam seu Núcleo Mestiço

Instalação do Núcleo Mestiço de Autazes (AM), 7/8/2011.

O Movimento Nação Mestiça reuniu-se no domingo (7) na Comunidade Novo Céu do município de Autazes (AM), quando ocorreu a instalação do Núcleo Mestiço do município. A reunião iniciou às 10 horas com a execução do hino nacional brasileiro. A presidente do Nação Mestiça, Helderli Castro, coordenou os trabalhos do evento que contou com a presença da coordenadora da Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA), Antônia Roseane, do senhor Alcione Castro, morador da comunidade, do vereador Marcelo Maia e de outros comunitários. O secretário geral do Nação Mestiça, Leão Alves, fez uma explanação sobre o movimento mestiço, sobre as políticas raciais e étnicas segregacionistas e mestiçofóbicas em curso no país, a ameaça à democracia e o desrespeito aos direitos originários do mestiço brasileiro herdados de sua ancestralidade nativa, tratando também sobre a importância dos mestiços organizarem-se a fim de defender sua identidade e seus direitos como nacionais e cidadãos. A instalação do movimento foi muito bem recebida pelos comunitários presentes que expuseram sua preocupação com a realidade local. O município de Autazes está sofrendo a ação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e as populações mestiças estão sob o risco de serem expulsas de suas terras.

GEDC0205

Posted in Família Mestiça, Português.

Tagged with , , .


6 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Leão says

    Diferentemente da imagem que alguns tentam firmar de que conflito por causa de criação de territórios indígenas ocorra sempre entre indígenas e grandes fazendeiros brancos, a população atingida e expulsa pelas políticas de “desintrusão” (apartheid) da Funai são em sua absoluta maioria formada por mestiços (que são também nativos).

  2. Leão says

    Ficamos muito felizes com as palavras de vocês. Vocês têm sido muito importantes nesta ação coletiva contra a promoção do racismo e da segregação entre brasileiros.

    Um grande abraço.

  3. Edward M. Luz says

    Prezados companheiros

    Como já disse em email e volto a repetir esta notícia já é a melhor notícia desta semana e provavelmente será do mês inteiro!
    Poder fazer parte deste movimento e acompanhar seu crescimento e expansão ao longo dos últimos dois anos tem sido uma experiência enriquecedora.
    Foi um prazer enorme poder participar do primeiro Congresso Mestiço Brasileiro, onde vivenciamos momentos preciosos do qual guarderei boas lembranças de cada palestra proferida.
    De fato a Amazônia vivenciará ainda uma imensa expansão político-cultural e somos nós que estamos fazendo-a acontecer. Torço para que o núcleo mestiço/caboco de Autazes tenha vida longa lutando não só pelos seus direitos de cidadãos brasileiros mestiços, mas também pela preservação de nosso legado cultural mestiço que mescla com magia, cores e línugas, as heranças afro, índia e lusitana. Porque é isso que nós somos: uma Nação Mestiça; e é isso que queremos continuar a ser…Uma Nação Cada Vez Mais Mestiça!!!!

    Parabéns à todos os parceiros por mais esta vitória do movimento!!!!

  4. José de Araújo Madeiro says

    Desculpe-nos.

    Abraços para Daniel e não André.

    Madeiro

  5. José de Araújo Madeiro says

    Helda, Leão e demais

    Vocês são uma feras.

    Parabéns.

    Assim agem os brasileiros de boa-fé. Aqueles que lutam sem tréguas pela unidade e nunca pela fragmentação.Unidade se ajusta com pacificação.

    Os que estão firmes na defesa de princípios, dos valôres cristãos e democráticos. Vocês nos dão orgulho.

    Abraços para André e Eleonora.

    Att. Madeiro

  6. Ary Txay says

    Amigos, essa notícia é nota 10! Acompanho o crescimento do Movimento Mestiço há pelo menos seis anos, sempre acreditei que na Amazônia ele teria um imenso espaço político-cultural para expansão. Quando estive em Manaus, em jun/2011, para participar do I CONGRESSO MESTIÇO BRASILEIRO, já tinha essa convicção. O que ví (inclusive no DIA DO CABÔCO, 27/jun)eliminou qualquer sombra de dúvidas. Eis aí… Assim seja!
    Parabéns à família Leão edemais membros do movimento. Avante companheiros!

    http://www.unidbrasil.com.br (Salvador-Ba)



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield