Skip to content


Eventos comemoram Mês do Mestiço e do Caboco

Em comemoração do Dia do Mestiço (27 de junho) e Dia do Caboclo (24 de junho), o Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça), a Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia (ACRA) e o Fórum Mestiço de Políticas Públicas (FMPP) estarão realizando em Manaus (AM), no dia 20 de junho de 2011, das 8 às 17 horas, no auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), nº 3.950,  bairro do Parque Dez, o I Congresso Mestiço Brasileiro. O evento inédito conta com o apoio, entre outros, do Governo do Estado do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, da Secretaria de Estado de Cultura e da Secreta Estadual de Educação do Amazonas. No congresso haverá palestras e mesa-redonda com convidados, entre eles Demóstenes Torres, senador de Goiás e ex-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado; Yvonne Maggie, Doutora em Antropologia Cultural, Professora Titular de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Vera Rocha, Mestre em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); José Ribamar Mitoso, escritor, dramaturgo, Mestre em Literatura Amazônica e Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Margaret Watson, Mestre em Antropologia, doutoranda do Departamento de Antropologia da University of New México, Albuquerque, EUA; José Arimatéa, presidente da União Nacional dos Indiodescendentes (UNID); e Edward Luz, Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). O evento fornecerá aos participantes certificado para atividade acadêmica complementar correspondentes a 10 horas. A ficha de inscrição pode ser baixada de http://www.nacaomestica.org/i_congresso_mestico_inscricao.doc e deve ser enviada a nacaomestica@nacaomestica.org.

Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), está sendo realizado concurso de redação de título “A Importância do Mestiço na Formação do Povo Brasileiro” cujo prêmio é um computador para a pessoa 1º colocada do Ensino Superior e outro computador para a pessoa 1º colocada do Ensino Médio. As regras do concurso estão em http://www.nacaomestica.org/blog4/?p=3245.

Nos dias 24, 25 e 26 de junho, na Quadra Esportiva do Conjunto Jardim Canaranas, Cidade Nova II, ocorrerão a partir das 18:00 horas, com entrada franca, a Festa do Mestiço e a V Feira Manauara da Cultura Caboca, com apresentações das bandas Meu Xodó, Feras do Forró, Água Cristalina, Carlinho do Boi, quadrilhas, além de barracas com comidas típicas e artesanato regional.

Encerrando as comemorações, no dia 27 de junho, às 10 horas, será realizada Sessão Especial pelo Dia do Mestiço e Dia do Caboclo no Plenário Ruy Araújo da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, por propositura da deputada estadual Conceição Sampaio.

Programação do I Congresso Mestiço Brasileiro

Sessão Especial pelo Dia do Mestiço e Dia do Caboclo

Concurso de redação aborda a importância do mestiço na formação do povo brasileiro

Posted in Arquivo, Família Mestiça, I Congresso Mestiço Brasileiro, Mês do Mestiço, Português.

Tagged with , , .


One Response

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. ALEXANDRE FERNANDES CORRÊA says

    O tema do Congresso poderia ser OS INCLASSIFICÁVEIS!



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield