Skip to content


Seminário na ALEAM debaterá sobre direito territorial do Povo Mestiço

Nesta terça-feira (19), será realizado das 8 às 12 horas o X Seminário Sobre a Identidade Mestiça no auditório João Bosco Ramos de Lima da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, com abertura oficial do Mês do Mestiço. O seminário tem como tema “O Mestiço e Sua Terra” e tratará sobre assuntos como o direito originário do Povo Mestiço, as políticas da FUNAI e do aparato indigenista que levam a expulsões de famílias mestiças para a criação e demarcação de territórios exclusivos para índios, outros impactos sociais, humanitários, econômicos e a legislação que protege o Povo Mestiço.

Participarão como palestrantes Abiel da Silva Santos, pedagogo e presidente da Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema; o antropólogo Edward Mantoanelli Luz, mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília e autor do site #Segredos da Tribo; Leão Alves, médico e ex-presidente do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro (Nação Mestiça); e o vereador Marlos Jose Nogueira Monteiro, da Câmara Municipal de Barcelos.

Também ocorrerá o lançamento do Concurso de Redação para estudantes do Ensino Fundamental e Médio com o mesmo tema e premiação.

A entrada é franca e o público receberá certificado de atividade acadêmica complementar correspondente a 4 horas.

Antes do início do evento ocorrerá ato em defesa do direito do Povo Mestiço de viver em suas terras e não ser expulso pelo indigenismo.

O evento é uma realização do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, presidido por Helderli Castro de Sá, da Associação dos Caboclos e Ribeirinhos da Amazônia e do Fórum Nacional do Mestiço e tem o apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, do Governo do Estado do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Prefeitura de Autazes, Prefeitura de Careiro da Várzea, Prefeitura de Iranduba, SEC, SEDUC, SEJEL, SEMMASH, SEMED, MANAUSCULT e Associação Comunitária do Jardim Canaranas.

Outros eventos do Mês do Mestiço também ocorrerão: no dia 27 de junho (Dia do Mestiço), haverá Festa do Mestiço nos municípios de Autazes, Careiro da Várzea e Iranduba, onde o Dia do Mestiço é feriado. Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho ocorrerá o Festival do Mestiço, em Manaus, na quadra do Conjunto Canaranas.

Também na ALEAM, ocorrerá a XII Feira Manauara da Cultura Caboca, de 26 a 29 de junho com exposição de produtos do grupo de artesanato do Nação Mestiça.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield