Skip to content


ZA: Partido de Mandela perde credibilidade entre mestiços

Ebrahim Rasool.

Cidade do Cabo – O Congresso Nacional Africano (CNA), partido do ex-presidente Nelson Mandela e que governa o país, admitiu perder apoio em comunidades mestiças (Coloureds) na Província de Cabo Ocidental logo após o ex-primeiro-ministro Ebrahim Rasool ter sido retirado em 2005 e substituído por uma liderança preta que acirrou o divisionismo.

Esta foi a conclusão que Khaya Magaxa, presidente provincial em exercício, fez em seu relatório sobre o estado atual das coisas no partido.

Ele disse que Rasool esteve em uma conferência provincial do CNA extremamente dividida.

“Uma nova liderança emergiu encarregada de unir o CNA. Em vez disso, o contrário se tornou a ordem do dia. A liderança do CNA continuou com sua luta contra o CNA no governo, com uma lembrança consistente de camaradas que eram conhecidos por ser líderes nas decisões, incluindo Rasool “, disse ele.

Magaxa disse que a remoção de Rasool foi refletida severamente nas eleições gerais de 2009 quando o mandato do CNA foi reduzido nacionalmente para 65,90%, e 31% em Cabo Ocidental. “O povo mestiço em geral interpretou a remoção de Rasool como sinal de rejeição pelo CNA. Assim, apesar dos esforços do CNA em 2014, continuamos caindo”, disse ele.

Magaxa afirmou que eram necessárias perguntas sérias aos líderes regionais e, se necessário, os líderes nacionais deveriam intervir.

Com informações de Iol.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield