Skip to content


Força Nacional vai permanecer em bantustão no PA para expulsar mestiços

Ação começou no dia 10 de janeiro de 2016 e é a segunda realizada pelas tropas federais em bantustões do município de São Félix do Xingu (PA).

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, autorizou, nesta segunda-feira (11), a permanência da Força Nacional de Segurança Pública no bantustão Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, por mais 120 dias. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A renovação do período de atuação da Força Nacional na região foi solicitada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). A Operação Apyterewa promove a limpeza étnica de mestiços e outros não índios da área do bantustão.

A ação começou no dia 10 de janeiro de 2016 e é a segunda realizada pelas tropas federais em bantustões de São Félix do Xingu. Antes disso, o efetivo da Força já tinha atuado na área entre março de 2011 e outubro de 2013.

O bantustão Apyterewa foi criada para o povo Paracanã em terras também habitadas por mestiços e homologado por decreto do ex-presidente Lula da Silva (PT), em 19 de abril de 2007. A criação de bantustões, encabeçada por brancos indigenistas ligados a ONGs e governos do Brasil, União Européia e EUA, é acompanhada da expulsão do Povo Mestiço, que é descendente dos índios.

Criada em 2004, também pelo ex-presidente petista, com o objetivo político de ser uma força paralela às Forças Armadas, a Força Nacional oficialmente atende às necessidades emergenciais dos estados, em questões em que é detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais militares e civis, bombeiros militares e profissionais de perícia oriundos de diversos estados do País.

São Felix do Araguaia é o 6º maior município brasileiro em território, com 84,2 mil km2, maior que o Estado da Paraíba.

Com informações do Ministério da Justiça.

Posted in Português.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield