Skip to content


Deputados do PT boicotam há 4 anos projeto que cria o “Dia do Mestiço” na BA

Os deputados estaduais do PT da Bahia, Bira Coroa, Paulo Rangel e Marcelino Galo, atrasaram o andamento do Projeto de Lei que visa a instituir o Dia do Mestiço no Estado. O PT é contra mestiçagem pois é a favor da divisão racial e étnica da Nação brasileira; por isto defende que mestiços sejam considerados negros.

Tramitando há 4 anos na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o Projeto de Lei 20.253/2013, que visa a instituir o Dia do Mestiço no Estado, tem sido engavetado sistematicamente por deputados do PT. Partido de brancos e negros contrário à mestiçagem, o PT é autor de diversas leis que impõem que mestiços sejam classificados como negros. O Dia do Mestiço já é data oficial nos Estado do Amazonas, Mato Grosso, Paraíba e Roraima.

O Projeto de Lei é de autoria da deputada Ângela Sousa (PSD) e foi apresentado em  abril de 2013. No mês seguinte, um deputado do PT, Bira Coroa, tornou-se seu Relator na Comissão de Constituição e Justiça. O deputado demorou quase 5 meses para dar o parecer favorável, e só o encaminhou adiante em janeiro de 2015 (ou seja, mais de 1 ano e 8 meses depois de ter recebido o projeto) para a Secretaria Geral das Comissões que o repassou ao Departamento de Controle do Processo Legislativo para ser arquivado segundo o Regimento Interno da Casa.

Desarquivado em abril de 2015, em julho daquele ano foi distribuído pela Comissão de Constituição e Justiça para o deputado Paulo Rangel, também do PT, para ser o Relator. Após reter o projeto por mais de 1 ano e 4 meses, o projeto foi devolvido pelo deputado estadual petista no dia 22 de novembro de 2016 sem parecer e, na mesma data, distribuído ao deputado Marcelino Galo, também do PT, que devolveu o projeto mais de 2 meses depois à Comissão de Constituição e Justiça também sem dar parecer sobre o mesmo.

O Partido dos Trabalhadores apresenta-se como anti-racista e a ideologia petista dirige a acusação de racismo para a sociedade brasileira e opositores. É uma técnica de camuflagem eficaz, pois muitas leis e políticas contra mestiçagem, a favor da racialização dos mestiços, da criação de territórios de segregação racial e de direitos diferenciados em raça e etnia têm sido aprovadas pelo PT.

Posted in Mestiçofobia | Desmestiçagem, Multiculturalismo, Português, Pretismo | Negrismo, Racismo petista.


0 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield