Skip to content


Artur Neto quer anular norma que assegura representação cabocla em conselho

O prefeito de Manaus, Artur Neto (PSDB), está defendendo na justiça a anulação de artigo da LOMAN que assegura a mestiços vaga no Conselho Municipal de Cultura de Manaus. É a resposta do Município à ação do Nação Mestiça que busca o cumprimento da Lei Orgânica de Manaus. A administração do prefeito de Manaus tem políticas exclusivas para índios, negros e estrangeiros.

Durante seu mandato como senador, os mestiços passaram a ser classificados como negros, prejudicando políticas específicas para mestiços e voltadas a sua cultura cabocla.

Contrastando com sua postura em relação ao Povo Mestiço, em 2013, o prefeito Artur Neto instituiu na Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), através do Decreto nº 2.681, de 26/12/2013, o Núcleo de Saúde do Homem e Grupos Especiais, que tem dentre suas competências atender prioritariamente índios e negros.

Também contrastando com o tratamento dado ao Povo Mestiço, o “homem de coração puro” mantém na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (SEMMASDH) a Gerência de Promoção dos Direitos das Populações Negras e Povos Indígenas. O Nação Mestiça não se pronunciou contra a existência destes órgãos, somente os apresentando como provas da postura discriminatória do prefeito Artur Neto em relaçao ao Povo Mestiço.

A Lei Orgânica estabeleceu políticas para mestiços, como representação em conselhos e proteção ao seu patrimônio cultural, mas o prefeito Artur Neto não as implantou. Agora o prefeito Artur Neto, que dizia ser caboclo, renega de vez sua identidade mestiça e assume a ideologia racial do PT.

Posted in Português.


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Carlos Silva Moro says

    Nós pardos/mestiços somos a maioria neste país e ainda somos oprimidos por essa verdadeira ditadura das minorias. Saudações de um admirador do movimento!

    • Nação Mestiça says

      O movimento agradece.



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield