Skip to content


África do Sul: “Não sou Preto, sou Coloured”

O filme sul-africano “I’m Not Black, I’m Coloured: Identity Crisis at the Cape of Good Hope” (título aproximado em português, “Eu Não Sou Preto, Sou Coloured: Crise de Identidade no Cabo da Boa Esperança”), 78 minutos, da produtora e diretora Kiersten Chace, é um documentários que pretende tratar do legado do apartheid do ponto de vista dos mestiços (Coloureds) da cidade do Cabo.

Segundo o site oficial do filme, os Coloureds são um povo que, em 1994, abraçou o conceito de Desmond Tutu da “nação arco-íris”, englobando todos, mas que logo depois percebeu que o privilégio da liberdade, o crescimento económico e a igualdade de representação não os incluía. “Um povo que por mais de 350 anos tem sido desrespeitado, ignorado, menosprezado, e despojado de qualquer coisa que eles podem chamar propriamente seus próprios e que sofre uma opressão psicológica e contra sua identidade sem precedentes na história da África do Sul”, informa.

Posted in Português.


2 Responses

Stay in touch with the conversation, subscribe to the RSS feed for comments on this post.

  1. Raquel Masil says

    Olá! Eu estou tentando legendar, em português, esse documentário. Não sei se uso o termo ‘mestiço’ ou ‘coloured’ nas legendas. Acho que ‘coloured’ é o termo específico, mas fica cansativo ao longo do texto. Vocês acham que mestiço pode substituir ‘coloured’?

    • Paulo says

      Sim. Os coloureds em regra são mestiços. O título do filme indica que trata de pessoas que se identificam como coloureds, que é o caso dos mestiços, que não concordam em serem identificadas como pretas (blacks).

      Há pessoas que são classificadas como coloureds, mas não são mestiças ou não se identificam como mestiças e essas não se identificam como coloureds.

      O título do filme indica que ele não se refere a estas, mas às mestiças, que são confundidas com as pretas (blacks) ou às quais quer se impor a identidade preta (similar ao Brasil, onde estão impondo a identidade negra a pardos).



Some HTML is OK

or, reply to this post via trackback.

Anti-Spam by WP-SpamShield